
No dia 15 de junho, o presidente executivo da Fundação, professor Cristovam Paes de Oliveira, recebeu o prefeito da cidade mineira de Carangola, Silas Vieira, e sua equipe, para uma visita à instituição. O grupo conheceu as instalações e os diversos projetos desenvolvidos pela Fundação Gorceix, visando uma futura parceria entre a prefeitura e a FG.
Foto abaixo: da esquerda para direita Vitor Hugo Cosenza Neves, Diretor Geral Serviço Municipal de Saneamento Básico e Infraestrutura; Maria Angélica Milagres Matos, Secretária Municipal de Administração, professor Cristovam Paes de Oliveira, prefeito Silas Vieira, Ludmila Ferreira, Secretária Municipal de Educação e Esporte e Dra. Liana Portilho Mattos
![]() |

A Fundação Gorceix completou 66 anos celebrados com uma solenidade em sua sede em Ouro Preto, no dia 29 de maio. O evento foi marcado por novidades como o anúncio da implantação da Escola Técnica Gorceix ETG, avanço nas obras do Parque Tecnológico Henri Gorceix, inauguração de uma escultura com o rosto do patrono da instituição, Claude Henri Gorceix e a revitalização do Centro de Memórias Salathiel Torres.
A mesa da solenidade foi composta pelo diretor da Escola de Minas, José Alberto Naves Cocota Junior, a vice-reitora da UFOP, Roberta Eliane Santos Fróes, o presidente executivo da FG, Cristovam Paes de Oliveira, o presidente do Conselho Curador Cloves Otávio Nunes de Carvalho e o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos. (foto abaixo)
![]() |
Escola Técnica Gorceix – ETG
Durante a celebração dos 66 anos da Fundação Gorceix (FG), o presidente executivo, Cristovam Paes de Oliveira, anunciou a implantação da Escola Técnica Gorceix (ETG), que oferecerá cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
O primeiro curso será em Tecnologia da Informação, com início previsto para o primeiro semestre de 2027. A formação terá foco em programação e técnicas de Inteligência Artificial, preparando profissionais para atender tanto grandes empresas consolidadas quanto startups em expansão.
A ETG será instalada no campus da FG, no bairro Bauxita, em Ouro Preto. Nos próximos anos, está prevista a abertura de cursos nas áreas de Geologia, Meio Ambiente, Mineração, Metalurgia e Materiais, além de Ferrovias e Rodovias.
![]() |
Segundo o presidente executivo da FG, Cristovam Paes de Oliveira a proposta surgiu diante da crescente demanda por técnicos com alto conhecimento tecnológico. A escola aliará teoria e prática, com forte base em disciplinas como matemática, química e física, além de aulas práticas nos laboratórios da Fundação.
A comunidade de Ouro Preto também será beneficiada com a geração de empregos e com a oferta de bolsas de estudos para alunos com carência comprovada, concedidas pela Fundação Gorceix, mantenedora da nova escola
Monumento homenageia Claude-Henri Gorceix
Um busto do patrono da instituição, Claude–Henri Gorceix foi inaugurado na entrada da sede da Fundação, dando início às comemorações dos 150 anos da Escola de Minas.
A obra, que mostra o rosto de Gorceix ainda jovem, quando chegou em Ouro Preto em 1875, é uma criação do artista André Waiga, com curadoria do professor Cláudio Batista Vieira e do autor da biografia de Gorceix, Uoster Zielinski. O busto com 50cm de altura, 32cm de largura e 28cm de profundidade, foi confeccionado em bronze fundido a frio (Cold-Cast bronze). Resina P.U. e pó de bronze (90% cobre e 10% estanho), fixado em uma base de mármore travertino romano.
Pequenas réplicas do busto foram entregues aos Conselheiros da Fundação por contribuírem de forma voluntária para que a instituição cumpra sua missão de apoio aos alunos, à Escola de Minas e ao avanço no país da ciência e da tecnologia no campo das engenharias.
![]() |
Foto: Inauguração do busto de Henri Gorceix pelo presidente executivo da FG, Cristovam Paes de Oliveira e o diretor da Escola de Minas, José Alberto Naves Cocota Júnior
Centro de Memória Salathiel Torres
O Centro de Memória é um importante espaço para a preservação da história da Fundação. Nele estão os retratos feitos em bico de prata de todos os presidentes, além de expostos objetos e documentos relativos aos 66 anos da trajetória da instituição.
![]() |
![]() |
![]() |
Foto 1 Inauguração da galeria de fotos dos presidentes da FG pelo prof. Cristovam Paes - Fotos 2 e 3: Imagens de alguns objetos e documentos
Honraria Gorceix
Durante a solenidade, como já é tradição, a Honraria Gorceix (Medalha Claude-Henri Gorceix) é outorgada à personalidades, empresas e instituições que que já exerceram ou exercem um papel importante no crescimento da FG e das engenharias.
Receberam a Medalha Gorceix:
Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) representada por sua presidente, Engenheira Virgínia Campos de Oliveira (foto 1)
Engenheiro Juarez Linhares, presidente da Tecnosinter e diretor geral da Viena Siderúrgica S/A (foto 2)
Engenheiro Marcos Venícius Gervásio do Conselho Regional de Engenharia (foto 3)
Engenheiro Rafael Jabur Bittar, vice-presidente executivo técnico da Vale S.A (foto 4)
Engenheiro Rodrigo Alvarenga Vilela, diretor-presidente da Samarco Mineeração S.A. (foto 5)
Foram também agraciados diretores dos departamentos temáticos da FG:
Engenheiro Amâncio Ribeiro Rezende, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação DETI/FG. (foto 6)
Físico Fernando Gabriel da Silva Araújo, diretor técnico do Departamento de Pesquisa em Engenharia e Educação Continuada -DEPEC/FG (foto7)
Engenheiro Paulo Sérgio Sant`Ana Furtado, diretor do Departamento de Mineração e Metalurgia – DETEMM/FG. (foto 8)
Engenheiro Valter Brinck, diretor técnico do Departamento de Treinamento Acadêmico e Profissional – DETAP/FG. (foto 9
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Crédito das fotos: Lucas Voal da @velloziafilmes

Confira se você foi selecionado clicando aqui

No dia 15 de junho, o presidente executivo da Fundação, professor Cristovam Paes de Oliveira, recebeu o prefeito da cidade mineira de Carangola, Silas Vieira, e sua equipe, para uma visita à instituição. O grupo conheceu as instalações e os diversos projetos desenvolvidos pela Fundação Gorceix, visando uma futura parceria entre a prefeitura e a FG.
Foto abaixo: da esquerda para direita Vitor Hugo Cosenza Neves, Diretor Geral Serviço Municipal de Saneamento Básico e Infraestrutura; Maria Angélica Milagres Matos, Secretária Municipal de Administração, professor Cristovam Paes de Oliveira, prefeito Silas Vieira, Ludmila Ferreira, Secretária Municipal de Educação e Esporte e Dra. Liana Portilho Mattos
![]() |

A Fundação Gorceix completou 66 anos celebrados com uma solenidade em sua sede em Ouro Preto, no dia 29 de maio. O evento foi marcado por novidades como o anúncio da implantação da Escola Técnica Gorceix ETG, avanço nas obras do Parque Tecnológico Henri Gorceix, inauguração de uma escultura com o rosto do patrono da instituição, Claude Henri Gorceix e a revitalização do Centro de Memórias Salathiel Torres.
A mesa da solenidade foi composta pelo diretor da Escola de Minas, José Alberto Naves Cocota Junior, a vice-reitora da UFOP, Roberta Eliane Santos Fróes, o presidente executivo da FG, Cristovam Paes de Oliveira, o presidente do Conselho Curador Cloves Otávio Nunes de Carvalho e o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos. (foto abaixo)
![]() |
Escola Técnica Gorceix – ETG
Durante a celebração dos 66 anos da Fundação Gorceix (FG), o presidente executivo, Cristovam Paes de Oliveira, anunciou a implantação da Escola Técnica Gorceix (ETG), que oferecerá cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
O primeiro curso será em Tecnologia da Informação, com início previsto para o primeiro semestre de 2027. A formação terá foco em programação e técnicas de Inteligência Artificial, preparando profissionais para atender tanto grandes empresas consolidadas quanto startups em expansão.
A ETG será instalada no campus da FG, no bairro Bauxita, em Ouro Preto. Nos próximos anos, está prevista a abertura de cursos nas áreas de Geologia, Meio Ambiente, Mineração, Metalurgia e Materiais, além de Ferrovias e Rodovias.
![]() |
Segundo o presidente executivo da FG, Cristovam Paes de Oliveira a proposta surgiu diante da crescente demanda por técnicos com alto conhecimento tecnológico. A escola aliará teoria e prática, com forte base em disciplinas como matemática, química e física, além de aulas práticas nos laboratórios da Fundação.
A comunidade de Ouro Preto também será beneficiada com a geração de empregos e com a oferta de bolsas de estudos para alunos com carência comprovada, concedidas pela Fundação Gorceix, mantenedora da nova escola
Monumento homenageia Claude-Henri Gorceix
Um busto do patrono da instituição, Claude–Henri Gorceix foi inaugurado na entrada da sede da Fundação, dando início às comemorações dos 150 anos da Escola de Minas.
A obra, que mostra o rosto de Gorceix ainda jovem, quando chegou em Ouro Preto em 1875, é uma criação do artista André Waiga, com curadoria do professor Cláudio Batista Vieira e do autor da biografia de Gorceix, Uoster Zielinski. O busto com 50cm de altura, 32cm de largura e 28cm de profundidade, foi confeccionado em bronze fundido a frio (Cold-Cast bronze). Resina P.U. e pó de bronze (90% cobre e 10% estanho), fixado em uma base de mármore travertino romano.
Pequenas réplicas do busto foram entregues aos Conselheiros da Fundação por contribuírem de forma voluntária para que a instituição cumpra sua missão de apoio aos alunos, à Escola de Minas e ao avanço no país da ciência e da tecnologia no campo das engenharias.
![]() |
Foto: Inauguração do busto de Henri Gorceix pelo presidente executivo da FG, Cristovam Paes de Oliveira e o diretor da Escola de Minas, José Alberto Naves Cocota Júnior
Centro de Memória Salathiel Torres
O Centro de Memória é um importante espaço para a preservação da história da Fundação. Nele estão os retratos feitos em bico de prata de todos os presidentes, além de expostos objetos e documentos relativos aos 66 anos da trajetória da instituição.
![]() |
![]() |
![]() |
Foto 1 Inauguração da galeria de fotos dos presidentes da FG pelo prof. Cristovam Paes - Fotos 2 e 3: Imagens de alguns objetos e documentos
Honraria Gorceix
Durante a solenidade, como já é tradição, a Honraria Gorceix (Medalha Claude-Henri Gorceix) é outorgada à personalidades, empresas e instituições que que já exerceram ou exercem um papel importante no crescimento da FG e das engenharias.
Receberam a Medalha Gorceix:
Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) representada por sua presidente, Engenheira Virgínia Campos de Oliveira (foto 1)
Engenheiro Juarez Linhares, presidente da Tecnosinter e diretor geral da Viena Siderúrgica S/A (foto 2)
Engenheiro Marcos Venícius Gervásio do Conselho Regional de Engenharia (foto 3)
Engenheiro Rafael Jabur Bittar, vice-presidente executivo técnico da Vale S.A (foto 4)
Engenheiro Rodrigo Alvarenga Vilela, diretor-presidente da Samarco Mineeração S.A. (foto 5)
Foram também agraciados diretores dos departamentos temáticos da FG:
Engenheiro Amâncio Ribeiro Rezende, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação DETI/FG. (foto 6)
Físico Fernando Gabriel da Silva Araújo, diretor técnico do Departamento de Pesquisa em Engenharia e Educação Continuada -DEPEC/FG (foto7)
Engenheiro Paulo Sérgio Sant`Ana Furtado, diretor do Departamento de Mineração e Metalurgia – DETEMM/FG. (foto 8)
Engenheiro Valter Brinck, diretor técnico do Departamento de Treinamento Acadêmico e Profissional – DETAP/FG. (foto 9
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Crédito das fotos: Lucas Voal da @velloziafilmes

Confira se você foi selecionado clicando aqui