O Detap/FG - Departamento de Treinamento Acadêmico e Profissional da está com vagas abertas para Cursos Intensivão de Férias para os alunos da Escola de Minas, que têm cadastro na Fundação Gorceix.
Idiomas: alemão, espanhol, inglês e francês
Pacote Office Básico
Desenvolvimento Pessoal Estratégico
Mais informações:
(31) 3559.7483 / (31) 35597484 / (31)35513882
Em 8 de agosto, o presidente executivo da Fundação Gorceix, professor Cristovam Paes de Oliveira, participou de uma reunião na Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) para tratar de uma parceria com a instituição, visando a implementação do projeto “Construindo Engenheiros: a engenharia nas novas gerações”.
Participaram pela SME: Virginia Campos, Adriana Tonini, Eustáquio Soares, Adalberto Rezende, Wilson Leal e Flávio Fontes. Pela Fundação Gorceix: Fernando Prof. Gabriel da Silva Araújo, o Eng. Paulo Sérgio Sant´Ana Furtado e o Prof. Cristovam Paes.
![]() |
O projeto
A proposta do projeto foi desenvolvida pelos associados da SME, Maysa Lorena, Paulo Ribeiro e Luís Lara. Em parceria com o Crea-MG, a iniciativa busca responder ao déficit estimado de 75 mil engenheiros no Brasil — dado publicado pela Revista de Ensino Superior (2025). Este é um desafio para setores essenciais, como infraestrutura, energia e inovação, que dependem diretamente da formação e qualificação de novos profissionais para acompanhar as demandas crescentes e promover o desenvolvimento sustentável do país.
A ação pretende incentivar de forma lúdica e inspiradora, o interesse de estudantes da Educação Infantil até o Ensino Médio pela engenharia, apresentando sua relevância e funcionamento em diferentes regiões de Minas Gerais.
Na reunião foram discutidos também os avanços na construção de iniciativas colaborativas voltadas para a formação continuada em áreas da engenharia que apresentam déficit de profissionais qualificados, tais como Engenharia do Petróleo, Engenharia Ferroviária e Rodoviária, Engenharia de Energia e Geofísica.
Compromisso com o Desenvolvimento
A Fundação Gorceix e a SME compartilham o compromisso de valorizar e promover o desenvolvimento da engenharia e de seus profissionais, sobretudo em Minas Gerais. Em 13 de dezembro de 2024, Virginia Campos e Cristovam Paes formalizaram a parceria através da assinatura de um Protocolo de Cooperação Institucional.
Durante o mês de maio a Gorceix recebeu vários visitantes, que vieram conhecer as instalações da Fundação.
Foto 1: Visita e reunião com Secretário de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Mariana/MG, Pedro Mol Leite e sua equipe, no dia 28/05. Da esquerda para a direita: Cristovam Paes de Oliveira (pres. executivo da Fundação Gorceix), o secretário Pedro Mol Leite, Douglas Silva Barros (Coordenaria de Tecnologia e Inovação da prefeitura), o advogado Erivelton Arlindo Marota Vasconcellos, a assessora Maraiza Souza Lima Sales (Assessora) e Luiz André Vieira Leite ( Consultor da Fundação Gorceix).
Foto 2: Reunião com os Professores da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), no dia 20/05. Da direita para esquerda, prof. Joel Fernando Vieira, o pres. executivo da FG, Cristovam Paes de Oliveira, prof. Ana Paula Fonseca Maia Urzedo, o diretor do DETEMM/FG, Paulo Sérgio Sant`Ana Furtado e prof. Brener Magnabosco Marra.
Foto 3: Visita de representantes do Consulado da França em Belo Horizonte, no dia 15/5. Da direita para esquerda: Vicent Nédélec (Adido de cooperação e ação cultural da Embaixada da França); pres. executivo da FG, Cristovam Paes de Oliveira, Patrick Lanusse (Adido de cooperação universitária da Embaixada da França, em Belo Horizonte) e Wilson José Guerra (diretor do Depetro e Demam da Fundação)
![]() |
![]() |
![]() |
TAKRAF do Brasil e Fundação Gorceix inauguram planta piloto com célula de flotação em escala industrial e laboratório no CT³ - FG
Em parceria com a TAKRAF do Brasil, subsidiária nacional da empresa alemã TAKRAF, foi instalado recentemente no CT³ (Centro de Treinamento e Transferência de Tecnologia da Fundação Gorceix) uma planta piloto com célula de flotação e um laboratório para realização de diversos ensaios, incluindo filtragem, reologia, sedimentação estática e dinâmica.
A instalação da planta piloto em escala industrial visa oferecer maior confiabilidade em testes aos clientes da TAKRAF do Brasil, fornecedora de soluções para mineradoras.
Segundo o diretor presidente da empresa, Tiago Carvalho, “A planta piloto de flotação para realização de testes é inédita e traz um conceito totalmente diferente do que até então havia no mercado, a utilização testes de bancada para se dimensionar um banco de flotação. A planta piloto de testes, reproduz com muita fidelidade o que se busca, que são resultados mais precisos de acordo com as demandas específicas de cada aplicação. Assim, o cliente tem a certeza e a garantia de que os resultados obtidos serão exatamente aqueles que vão ocorrer na prática, quando eles colocarem seus equipamentos em escala industrial para operar.”
![]() |
Foto: da esq. p/ diretor presidente da TAKRAF do Brasil, Tiago Carvalho; o presidente da Gorceix, Cristovam Paes; o diretor do DETEMM FG, Paulo Furtado; e o diretor de projetos da FG, Fernando Gomes -Imagens: Drone Imagens de Ambiente
Parceria une conhecimento e sabedoria
As operações de testes laboratoriais da empresa, segundo, Tiago Carvalho, estão concentradas em Ouro Preto, nas instalações da Fundação Gorceix. Ele observa que “a Fundação Gorceix, uma das principais instituições de apoio ao desenvolvimento de ciência e tecnologia do setor minero-metalúrgico, é considerada, não só no Brasil mas também no exterior, a referência em testes laboratoriais, ensaios e tudo o que envolve caracterização de minerais e minérios. Ela é uma referência de mercado em confiabilidade. Então, nada mais natural do que associar a nossa marca TAKRAF/DELKOR com a Gorceix, unindo o conhecimento e a sabedoria que traz a Gorceix com o conhecimento e a sabedoria da TAKRAF/DELKOR em equipamentos de mineração.
Apesar da data de fundação da instituição ser no dia 18 de abril, a comemoração dos 65 anos da Fundação Gorceix se deu no dia 9 de maio último, em um evento realizado na sede, em Ouro Preto. À sessão solene e ao encontro de confraternização estiveram presentes funcionários e conselheiros da Fundação, autoridades do município, professores da Escola de Minas, representantes de empresas parceiras e amigos da instituição.
A mesa dos trabalhos foi composta pelo Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Eng. Cloves Otávio de Nunes de Carvalho, respectivamente Presidente Executivo e Presidente dos Conselhos Curador e Consultivo da Fundação; a Vice-reitora da UFOP, professora Roberta Eliane Santos Fróes, Prof. José Alberto Naves Cocota Júnior, Diretor da Escola de Minas e o Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos.
Entrega da “Honraria Gorceix”
Como parte da celebração e seguindo a tradição, são homenageadas com a "Honraria Gorceix" as personalidades e empresas, que, de diversas formas, contribuíram e contribuem para a expansão da Fundação e para o desenvolvimento da engenharia brasileira e da Escola de Minas.
O Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Eng. Cloves Otávio Nunes de Carvalho entregaram a “Honraria Gorceix” aos seguintes homenageados em 2025:
Empresa: SNF BRAZIL, representada pelo seu Diretor Geral: José Sérgio Perecin. Foto abaixo
![]() |
Membros dos Conselhos da FG: Ângelo Oswaldo de Araújo Santos (Conselheiro Consultivo), Gilberto Carlos Nascimento Azevedo (Conselheiro Consultivo) e Roberto Luis Prosdocimi Maia (Conselheiro Diretor) Fotos abaixo
![]() |
![]() |
![]() |
Membros da Diretoria da FG: Fernando José Gomes (Diretor de Projetos do Departamento de Tecnologia em Mineração e Metalurgia - DETEMM), José Emanuel Lopes Gomes (Diretor Técnico do Departamento de Análises e Inovações - DEPAI), Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, Superintendente e Prof. Wilson José Guerra (Diretor Técnico do Departamento de Geologia do Petróleo -DEPETRO- e do Departamento de Meio Ambiente - DEMAM), representado por seu filho, Felipe Vecchia Guerra. Foto abaixo
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Funcionário da Fundação: Marinho Nonato de Souza. Foto abaixo
![]() |
A Fundação Gorceix, por meio de seu Departamento de Meio Ambiente (DEMAM) em parceira com o Consórcio CIGEDAS Vertentes, vem assessorando prefeituras do interior de Minas no desenvolvimento e implantação de Planos Municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Recentemente foram entregues às prefeituras de Coronel Xavier Chaves, Ibituruna, Nazareno e Conceição da Barra de Minas os seus respectivos planos, que facilitarão a implementação da gestão ambiental, irão garantir as bases para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável e cidades mais limpas.
A Fundação Gorceix é uma instituição voltada, não só para a ação social, mas também para o desenvolvimento de tecnologia e inovações para as empresas da área mínero-metalúrgica, recuperação e preservação ambiental. Esse trabalho é desenvolvido no Bairro Bauxita, em Ouro Preto, no CT³, Centro de Treinamento e Transferência de Tecnologia, que abriga parte do Campus Tecnológico da Fundação Gorceix, onde estão instalados alguns dos laboratórios e os seguintes Departamentos: DETEMM (Departamento de Tecnologia em Mineração e Metalurgia), DEPESP (Departamento de Projetos Especiais), DEPAI (Departamento de Análises e Inovações).
Nesta área fica a maior parte da infraestrutura de pesquisa da FG, composta por laboratórios e plantas-piloto com equipamentos de última geração e profissionais qualificados no setor mínero-metalúrgico, capazes de desenvolver os projetos demandados por empresas de grande, médio e pequeno porte.
![]() |
![]() |
Em seus laboratórios são realizados estudos como de resíduos metalúrgicos, caracterização mineralógica, análises químicas via úmida e por fluorescência de raios x, que simulam os processos de pelotização em grelha móvel e forno rotativo; nos fornos para ensaios de qualidade metalúrgica são feitos estudos de redutibilidade estática, dinâmica e sob carga, degradação, inchamento e crepitação de minérios. Conta também com um Susceptibilimetro magnético, para avaliação do comportamento de materiais e minérios expostos a um campo magnético.
![]() |
![]() |
É também no CT3, que os alunos bolsistas da Escola de Minas recebem, junto aos pesquisadores e técnicos especializados, a complementação educacional e profissional, quando participam dos variados projetos técnicos em andamento. A infraestrutura oferece condições técnicas aos profissionais envolvidos nas pesquisas, para que apresentem resultados seguros aos testes solicitados pelos clientes.
Ganham todos. As empresas por receberem um produto confiável e de qualidade; os alunos por usufruírem de uma formação diferenciada em diversos campos do saber; os professores por manterem-se atualizados e com visibilidade no mercado.
A Fundação Gorceix recebeu a visita de uma equipe de pesquisa da Acellor França no dia 31 de março. Os representantes da empresa estiveram em Ouro Preto para conhecer a estrutura da Fundação e estudar a possibilidade de parceira para o desenvolvimento de projetos voltados para a concentração de ferro e estudos metalúrgicos, incluindo pelotização, sinterização e uso do forno de Bubilot.
![]() |
Na foto a equipe comercial técnica da empresa LHG Mining do Grupo JIF Mineração, que esteve em Ouro Preto para conhecer o Parque Tecnológico da Fundação Gorceix, o CT³. Outro objetivo da visita foi estudar a perspectiva de uma cooperação técnica entre a Fundação e a empresa, para desenvolvimento de pesquisa aplicada à qualidade metalúrgica dos minérios granulados do grupo.
A Fundação Gorceix conta, desde dezembro passado, com o Laboratório de Rochas. O equipamento atenderá às demandas da Petrobras para atividades que envolvam a confecção de lâminas petrográficas, estudos de porosidade e permeabilidade de rochas sedimentares, analisando o potencial petrolífero da formação.
O laboratório integra o Depetro/FG (Departamento de Geologia do Petróleo) e está instalado no edifício “Claude-Henri Gorceix”, no Bairro Bauxita. Esta unidade é uma extensão de outro laboratório da Petrobras, situado em Macaé (RJ), que está sob responsabilidade da Fundação Gorceix.
![]() |
![]() |
Foto 1:máquina cortadeira da amostra- Foto 2: equipamento de polimento da amostra
A Fundação Gorceix recebeu hoje, dia 20 de fevereiro de 2025, a visita de integrantes da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalurgia do Conselho Regional de Engenharia de Minas Gerais - CREA=MG.
Recebidos pelo prof. Cristovam Paes de Oliveira, presidente executivo da FG e pelo superintendente, Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, o grupo percorreu as instalações da Gorceix e conheceu de perto o trabalho desenvolvido pela instituição.
![]() |
A Fundação Gorceix recebeu, no dia 21 de fevereiro de 2025, a visita do Reitor e da Vice-Reitora da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), Prof. Luciano Campos e Prof. Roberta Froes, que tomarão posse nos cargos no próximo dia 26.
Eles conheceram a Fundação e com o Presidente Executivo da FG, Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Superintendente Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro abordaram questões de importância para as duas instituições.
Na foto acima, da esquerda para a direitra: Prof. Cristovam Paes de Oliveira, Reitor Luciano Campos, a Vice-Reitora Roberta Froes e o Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro
O Detap/FG - Departamento de Treinamento Acadêmico e Profissional da está com vagas abertas para Cursos Intensivão de Férias para os alunos da Escola de Minas, que têm cadastro na Fundação Gorceix.
Idiomas: alemão, espanhol, inglês e francês
Pacote Office Básico
Desenvolvimento Pessoal Estratégico
Mais informações:
(31) 3559.7483 / (31) 35597484 / (31)35513882
Em 8 de agosto, o presidente executivo da Fundação Gorceix, professor Cristovam Paes de Oliveira, participou de uma reunião na Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) para tratar de uma parceria com a instituição, visando a implementação do projeto “Construindo Engenheiros: a engenharia nas novas gerações”.
Participaram pela SME: Virginia Campos, Adriana Tonini, Eustáquio Soares, Adalberto Rezende, Wilson Leal e Flávio Fontes. Pela Fundação Gorceix: Fernando Prof. Gabriel da Silva Araújo, o Eng. Paulo Sérgio Sant´Ana Furtado e o Prof. Cristovam Paes.
![]() |
O projeto
A proposta do projeto foi desenvolvida pelos associados da SME, Maysa Lorena, Paulo Ribeiro e Luís Lara. Em parceria com o Crea-MG, a iniciativa busca responder ao déficit estimado de 75 mil engenheiros no Brasil — dado publicado pela Revista de Ensino Superior (2025). Este é um desafio para setores essenciais, como infraestrutura, energia e inovação, que dependem diretamente da formação e qualificação de novos profissionais para acompanhar as demandas crescentes e promover o desenvolvimento sustentável do país.
A ação pretende incentivar de forma lúdica e inspiradora, o interesse de estudantes da Educação Infantil até o Ensino Médio pela engenharia, apresentando sua relevância e funcionamento em diferentes regiões de Minas Gerais.
Na reunião foram discutidos também os avanços na construção de iniciativas colaborativas voltadas para a formação continuada em áreas da engenharia que apresentam déficit de profissionais qualificados, tais como Engenharia do Petróleo, Engenharia Ferroviária e Rodoviária, Engenharia de Energia e Geofísica.
Compromisso com o Desenvolvimento
A Fundação Gorceix e a SME compartilham o compromisso de valorizar e promover o desenvolvimento da engenharia e de seus profissionais, sobretudo em Minas Gerais. Em 13 de dezembro de 2024, Virginia Campos e Cristovam Paes formalizaram a parceria através da assinatura de um Protocolo de Cooperação Institucional.
Durante o mês de maio a Gorceix recebeu vários visitantes, que vieram conhecer as instalações da Fundação.
Foto 1: Visita e reunião com Secretário de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Mariana/MG, Pedro Mol Leite e sua equipe, no dia 28/05. Da esquerda para a direita: Cristovam Paes de Oliveira (pres. executivo da Fundação Gorceix), o secretário Pedro Mol Leite, Douglas Silva Barros (Coordenaria de Tecnologia e Inovação da prefeitura), o advogado Erivelton Arlindo Marota Vasconcellos, a assessora Maraiza Souza Lima Sales (Assessora) e Luiz André Vieira Leite ( Consultor da Fundação Gorceix).
Foto 2: Reunião com os Professores da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), no dia 20/05. Da direita para esquerda, prof. Joel Fernando Vieira, o pres. executivo da FG, Cristovam Paes de Oliveira, prof. Ana Paula Fonseca Maia Urzedo, o diretor do DETEMM/FG, Paulo Sérgio Sant`Ana Furtado e prof. Brener Magnabosco Marra.
Foto 3: Visita de representantes do Consulado da França em Belo Horizonte, no dia 15/5. Da direita para esquerda: Vicent Nédélec (Adido de cooperação e ação cultural da Embaixada da França); pres. executivo da FG, Cristovam Paes de Oliveira, Patrick Lanusse (Adido de cooperação universitária da Embaixada da França, em Belo Horizonte) e Wilson José Guerra (diretor do Depetro e Demam da Fundação)
![]() |
![]() |
![]() |
TAKRAF do Brasil e Fundação Gorceix inauguram planta piloto com célula de flotação em escala industrial e laboratório no CT³ - FG
Em parceria com a TAKRAF do Brasil, subsidiária nacional da empresa alemã TAKRAF, foi instalado recentemente no CT³ (Centro de Treinamento e Transferência de Tecnologia da Fundação Gorceix) uma planta piloto com célula de flotação e um laboratório para realização de diversos ensaios, incluindo filtragem, reologia, sedimentação estática e dinâmica.
A instalação da planta piloto em escala industrial visa oferecer maior confiabilidade em testes aos clientes da TAKRAF do Brasil, fornecedora de soluções para mineradoras.
Segundo o diretor presidente da empresa, Tiago Carvalho, “A planta piloto de flotação para realização de testes é inédita e traz um conceito totalmente diferente do que até então havia no mercado, a utilização testes de bancada para se dimensionar um banco de flotação. A planta piloto de testes, reproduz com muita fidelidade o que se busca, que são resultados mais precisos de acordo com as demandas específicas de cada aplicação. Assim, o cliente tem a certeza e a garantia de que os resultados obtidos serão exatamente aqueles que vão ocorrer na prática, quando eles colocarem seus equipamentos em escala industrial para operar.”
![]() |
Foto: da esq. p/ diretor presidente da TAKRAF do Brasil, Tiago Carvalho; o presidente da Gorceix, Cristovam Paes; o diretor do DETEMM FG, Paulo Furtado; e o diretor de projetos da FG, Fernando Gomes -Imagens: Drone Imagens de Ambiente
Parceria une conhecimento e sabedoria
As operações de testes laboratoriais da empresa, segundo, Tiago Carvalho, estão concentradas em Ouro Preto, nas instalações da Fundação Gorceix. Ele observa que “a Fundação Gorceix, uma das principais instituições de apoio ao desenvolvimento de ciência e tecnologia do setor minero-metalúrgico, é considerada, não só no Brasil mas também no exterior, a referência em testes laboratoriais, ensaios e tudo o que envolve caracterização de minerais e minérios. Ela é uma referência de mercado em confiabilidade. Então, nada mais natural do que associar a nossa marca TAKRAF/DELKOR com a Gorceix, unindo o conhecimento e a sabedoria que traz a Gorceix com o conhecimento e a sabedoria da TAKRAF/DELKOR em equipamentos de mineração.
Apesar da data de fundação da instituição ser no dia 18 de abril, a comemoração dos 65 anos da Fundação Gorceix se deu no dia 9 de maio último, em um evento realizado na sede, em Ouro Preto. À sessão solene e ao encontro de confraternização estiveram presentes funcionários e conselheiros da Fundação, autoridades do município, professores da Escola de Minas, representantes de empresas parceiras e amigos da instituição.
A mesa dos trabalhos foi composta pelo Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Eng. Cloves Otávio de Nunes de Carvalho, respectivamente Presidente Executivo e Presidente dos Conselhos Curador e Consultivo da Fundação; a Vice-reitora da UFOP, professora Roberta Eliane Santos Fróes, Prof. José Alberto Naves Cocota Júnior, Diretor da Escola de Minas e o Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos.
Entrega da “Honraria Gorceix”
Como parte da celebração e seguindo a tradição, são homenageadas com a "Honraria Gorceix" as personalidades e empresas, que, de diversas formas, contribuíram e contribuem para a expansão da Fundação e para o desenvolvimento da engenharia brasileira e da Escola de Minas.
O Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Eng. Cloves Otávio Nunes de Carvalho entregaram a “Honraria Gorceix” aos seguintes homenageados em 2025:
Empresa: SNF BRAZIL, representada pelo seu Diretor Geral: José Sérgio Perecin. Foto abaixo
![]() |
Membros dos Conselhos da FG: Ângelo Oswaldo de Araújo Santos (Conselheiro Consultivo), Gilberto Carlos Nascimento Azevedo (Conselheiro Consultivo) e Roberto Luis Prosdocimi Maia (Conselheiro Diretor) Fotos abaixo
![]() |
![]() |
![]() |
Membros da Diretoria da FG: Fernando José Gomes (Diretor de Projetos do Departamento de Tecnologia em Mineração e Metalurgia - DETEMM), José Emanuel Lopes Gomes (Diretor Técnico do Departamento de Análises e Inovações - DEPAI), Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, Superintendente e Prof. Wilson José Guerra (Diretor Técnico do Departamento de Geologia do Petróleo -DEPETRO- e do Departamento de Meio Ambiente - DEMAM), representado por seu filho, Felipe Vecchia Guerra. Foto abaixo
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Funcionário da Fundação: Marinho Nonato de Souza. Foto abaixo
![]() |
A Fundação Gorceix, por meio de seu Departamento de Meio Ambiente (DEMAM) em parceira com o Consórcio CIGEDAS Vertentes, vem assessorando prefeituras do interior de Minas no desenvolvimento e implantação de Planos Municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Recentemente foram entregues às prefeituras de Coronel Xavier Chaves, Ibituruna, Nazareno e Conceição da Barra de Minas os seus respectivos planos, que facilitarão a implementação da gestão ambiental, irão garantir as bases para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável e cidades mais limpas.
A Fundação Gorceix é uma instituição voltada, não só para a ação social, mas também para o desenvolvimento de tecnologia e inovações para as empresas da área mínero-metalúrgica, recuperação e preservação ambiental. Esse trabalho é desenvolvido no Bairro Bauxita, em Ouro Preto, no CT³, Centro de Treinamento e Transferência de Tecnologia, que abriga parte do Campus Tecnológico da Fundação Gorceix, onde estão instalados alguns dos laboratórios e os seguintes Departamentos: DETEMM (Departamento de Tecnologia em Mineração e Metalurgia), DEPESP (Departamento de Projetos Especiais), DEPAI (Departamento de Análises e Inovações).
Nesta área fica a maior parte da infraestrutura de pesquisa da FG, composta por laboratórios e plantas-piloto com equipamentos de última geração e profissionais qualificados no setor mínero-metalúrgico, capazes de desenvolver os projetos demandados por empresas de grande, médio e pequeno porte.
![]() |
![]() |
Em seus laboratórios são realizados estudos como de resíduos metalúrgicos, caracterização mineralógica, análises químicas via úmida e por fluorescência de raios x, que simulam os processos de pelotização em grelha móvel e forno rotativo; nos fornos para ensaios de qualidade metalúrgica são feitos estudos de redutibilidade estática, dinâmica e sob carga, degradação, inchamento e crepitação de minérios. Conta também com um Susceptibilimetro magnético, para avaliação do comportamento de materiais e minérios expostos a um campo magnético.
![]() |
![]() |
É também no CT3, que os alunos bolsistas da Escola de Minas recebem, junto aos pesquisadores e técnicos especializados, a complementação educacional e profissional, quando participam dos variados projetos técnicos em andamento. A infraestrutura oferece condições técnicas aos profissionais envolvidos nas pesquisas, para que apresentem resultados seguros aos testes solicitados pelos clientes.
Ganham todos. As empresas por receberem um produto confiável e de qualidade; os alunos por usufruírem de uma formação diferenciada em diversos campos do saber; os professores por manterem-se atualizados e com visibilidade no mercado.
A Fundação Gorceix recebeu a visita de uma equipe de pesquisa da Acellor França no dia 31 de março. Os representantes da empresa estiveram em Ouro Preto para conhecer a estrutura da Fundação e estudar a possibilidade de parceira para o desenvolvimento de projetos voltados para a concentração de ferro e estudos metalúrgicos, incluindo pelotização, sinterização e uso do forno de Bubilot.
![]() |
Na foto a equipe comercial técnica da empresa LHG Mining do Grupo JIF Mineração, que esteve em Ouro Preto para conhecer o Parque Tecnológico da Fundação Gorceix, o CT³. Outro objetivo da visita foi estudar a perspectiva de uma cooperação técnica entre a Fundação e a empresa, para desenvolvimento de pesquisa aplicada à qualidade metalúrgica dos minérios granulados do grupo.
A Fundação Gorceix conta, desde dezembro passado, com o Laboratório de Rochas. O equipamento atenderá às demandas da Petrobras para atividades que envolvam a confecção de lâminas petrográficas, estudos de porosidade e permeabilidade de rochas sedimentares, analisando o potencial petrolífero da formação.
O laboratório integra o Depetro/FG (Departamento de Geologia do Petróleo) e está instalado no edifício “Claude-Henri Gorceix”, no Bairro Bauxita. Esta unidade é uma extensão de outro laboratório da Petrobras, situado em Macaé (RJ), que está sob responsabilidade da Fundação Gorceix.
![]() |
![]() |
Foto 1:máquina cortadeira da amostra- Foto 2: equipamento de polimento da amostra
A Fundação Gorceix recebeu hoje, dia 20 de fevereiro de 2025, a visita de integrantes da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalurgia do Conselho Regional de Engenharia de Minas Gerais - CREA=MG.
Recebidos pelo prof. Cristovam Paes de Oliveira, presidente executivo da FG e pelo superintendente, Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, o grupo percorreu as instalações da Gorceix e conheceu de perto o trabalho desenvolvido pela instituição.
![]() |
A Fundação Gorceix recebeu, no dia 21 de fevereiro de 2025, a visita do Reitor e da Vice-Reitora da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), Prof. Luciano Campos e Prof. Roberta Froes, que tomarão posse nos cargos no próximo dia 26.
Eles conheceram a Fundação e com o Presidente Executivo da FG, Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Superintendente Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro abordaram questões de importância para as duas instituições.
Na foto acima, da esquerda para a direitra: Prof. Cristovam Paes de Oliveira, Reitor Luciano Campos, a Vice-Reitora Roberta Froes e o Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro