O Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA) e a Fundação Gorceix tornam pública a abertura do processo seletivo simplificado para atendimento à execução do projeto Diagnóstico Social e Econômico e Execução do Plano de Reparação Integral de Danos para o Distrito de Antônio Pereira / Ouro Preto (MG).
Para mais informações consulte o Edital, clicando aqui
O Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA) e a Fundação Gorceix tornam pública a abertura do processo seletivo para provimento de vagas existentes e que vierem a surgir no prazo de validade desta seleção de estagiários dos cursos de: direito, museologia, turismo, arquitetura e urbanismo, serviço social, economia, ciência da computação, ciências biológicas e engenharia de computação, para atendimento à execução do projeto “Diagnóstico Social e Econômico e Execução do Plano de Reparação Integral de Danos para o Distrito de Antônio Pereira / Ouro Preto (MG)”.
Para mais informações consulte o Edital, clicando aqui
O Grupo De Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA) e a Fundação Gorceix tornam público o resultado preliminar da 2ª Etapa - análise do formulário de inscrição, do currículo e de seus documentos comprobatórios e do portfólio, conforme o Edital 003/2023, que disciplina o processo seletivo simplificado para atendimento à execução do projeto “Diagnóstico Social e Econômico e Execução do Plano de Reparação Integral de Danos para o Distrito de Antônio Pereira – Ouro Preto (MG)’’.
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado preliminar da 2ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado das análises de recursos e publicação da lista final de pessoas inscritas, clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação da lista de inscrições deferidas , clicando aqui
Para mais informações consulte o Edital, clicando aqui
Objeto: Contratação de empresa especializada para elaboração de Projetos Básicos e Executivos para Reformas Emergenciais de recuperação parcial de coberturas, esquadrias e instalações elétricas do prédio da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, sede antiga na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto-MG, conforme condições estabelecidas no Edital e seus anexos. Data limite para entrega dos envelopes: até às 13:00 horas do dia 18/12/2023.
Para mais informações consulte o Edital, clicando aqui
A Prefeitura de Ouro Preto e a Fundação Gorceix realizaram a segunda oficina temática de revisão do Plano Direto (PDOP): Desenvolvimento Econômico. A oficina, realizada em 22/11, na Escola Municipal Padre Carmélio, abordou temas divididos em quatro eixos: agricultura familiar, turismo, economia criativa e inovação.
O encontro contou com a presença de vários artesãos, produtores rurais, empresários do setor de turismo e pesquisadores que trouxeram suas contribuições para construção do PDOP.
De acordo com Letícia Matos, gerente de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, essa oficina faz parte da etapa de diagnóstico da revisão do PDOP e das leis complementares. Trata-se de uma oficina fundamental para o aprofundamento das propostas, a partir de outras que já aconteceram, como a Oficina da Juventude, que reuniu mais de 160 jovens, uma participação ativa e animada.
Como o resultado das oficinas vai integrar o diagnóstico participativo da cidade, Letícia ressalta a importância da participação popular. “A Prefeitura e equipe técnica da Fundação Gorceix não conhecem tanto a cidade quanto quem vive nela. Então, a população precisa falar sobre como é viver na cidade, os desafios e o que se espera dela. Quanto melhor conhecermos as questões, as potências do município, melhores propostas para o futuro vamos apresentar”, ressalta.
![]() |
O economista Ricardo Reis explica que os quatro eixos são importantes para pensar o desenvolvimento econômico do município. “No final desse encontro importantíssimo com pessoas diversas associações e locais de Ouro Preto, temos contribuições com as percepções dos moradores sobre as fragilidades de cada setor, as demandas e as potencialidades, para que a equipe da Fundação Gorceix possa organizar um relatório, aliando as expectativas da comunidade com o diagnóstico elaborado”, explica.
O vereador Renato Zoroastro ressaltou que Ouro Preto, vem mostrando sua força e vontade em diversificar sua matriz econômica. “Vale lembrar que, de três anos para cá, houve a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O município possui um Conselho de Desenvolvimento Econômico forte e atuante. Temos o Fundo de Desenvolvimento Econômico e temos o PADE que é um Plano de Apoio à Diversificação Econômica. Ouro Preto não quer ficar refém da mineração e busca diversificar sua economia. E essa ação de hoje, prova cada vez mais essa vocação do município de empreender e de diversificar sua matriz econômica”, afirma Renato.
![]() |
Próximas oficinas
As próximas oficinas abordarão os temas de moradia e meio ambiente, nos dias 27 de novembro na Escola Municipal Padre Carmélio e 28 de novembro de forma online, respectivamente.
No tema da moradia serão discutidas Políticas Habitacionais; Áreas para Habitação de Interesse Social - ZEIS; Áreas de Risco; Aluguel social; REURB; entre outros temas de interesse.
A Oficina de Meio Ambiente será online, pois reunirá, além da população, os Comitês de Bacias Hidrográficas, gestores de Unidades de Conservação, membros do Codema/OP (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental) e COMUSA/OP (Conselho Municipal de Saneamento), funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto, dentre outras entidades de relevante atuação na temática ambiental no nosso território.
Como participar?
Temática: Moradia
Local: Escola M. Padre Carmélio, Rua Padre Rolim, 412
Data e horário: segunda feira, dia 27 de novembro, às 18h
Link para inscrição: www.bit.ly/inscricao_oficina_moradia
Temática: Meio ambiente
Local: formato online (o link será enviado por e-mail).
Data e horário: terça-feira, dia 28 de novembro, às 14 horas
Link para inscrição: www.bit.ly/inscricao_oficina_meioambiente
A Fundação Gorceix, de acordo o desejo de seus fundadores, promove a complementação da formação acadêmica e profissional dos alunos da Escola. Assim, cumprindo seu estatuto, apoiou a realização da XXI Semana de Estudos da Escola de Minas (SEEM), no período de 20 a 24 de novembro.
A SEEM é um evento anual, de caráter cultural e científico, que integra os alunos da EM com professores e empresas de todo o país. O principal objetivo é promover a discussão entre os participantes sobre as tendências e tecnologias na área das engenharias e arquitetura por meio de palestras, minicursos e oficinas
A Fundação. representada pelo seu presidente executivo, Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o superintende, Prof. Reinaldo Otávio Alve de Brito Pinheiro, participou da cerimônia de abertura da Semana (foto). O escritor Uoster Zielinsk fez uma palestra sobre livro escrito por ele, com apoio da Fundação, sobre a biografia de Claude Henri Gorceix.
![]() |
Na página do Instagram da SEEM, os organizidores postaram um agradecimento à FG: "É uma honra ter a Fundação Gorceix como apoiadora do nosso evento! Pioneira em pesquisa e educação em geociências e engenharia, a fundação é sinônimo de excelência e inovação. Juntos, estamos construindo um futuro promissor, impulsionados pelo conhecimento e compromisso com o desenvolvimento sustentável".
Mais informação no Instagram do evento
No dia 17 de novembro foi realizada a Oficina Temática Juventude, para conhecer as sugestões, demanda dos jovens de Ouro Preto na revisão do Plano Diretor da cidade.
.A equipe multidisciplinar da Fundação Gorceix, que assessora a Prefeitura de Ouro Preto nesse processo de revidão, debateu e ouviu as sugestões e contribuições dos 130 jovens, que participaram da oficina.
Temas como mobilidade, emprego, desenvolvimento econômico, educação profissionalizante, habitação, meio ambiente e cultura foram abordados, possibilitando à equipe uma visão abrangente do que os jovens desejam para o futuro da cidade.
A FUNDAÇÃO GORCEIX e o GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIOAMBIENTAIS (GEPSA) retificam o resultado final da análise de recursos à 3ª Etapa e o ato de homologação do resultado final do processo seletivo referente ao Edital 002/2023, que disciplina o processo seletivo simplificado para atendimento à execução do projeto “Diagnóstico Social e Econômico e Execução do Plano de Reparação Integral de Danos para o Distrito de Antônio Pereira – Ouro Preto (MG)’’, sem prejuízo da ordem de classificação e do resultado preliminar publicado em 13/11/2023, em virtude da verificação de erro material na indicação do número inicial e final do CPF do/as candidatos/as no documento publicado em 17/11/2023. Diante do exposto, apresenta-se o resultado retificado, ratificando-se as demais informações publicadas anteriormente.
Para mais informações consulte o Termo de Retificação do Resultado Final , clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado das análises dos recursos à 3ª Etapa e divulgação do resultado final do processo seletivo , clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado preliminar da 3ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte o Resultado das análises de recursos e publicação da classificação final da 2ª Etapa e convocação para 3ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado preliminar da 2ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte o resultado das análises de recursos e publicação da lista final de pessoas inscritas, clicando aqui
Para mais informações consulte o Resultado da 1ª Etapa do processo seletivo simplificado, clicando aqui
Para mais informações consulte o Edital, clicando aqui
Após a realização das Oficinas Participativas da revisão do Plano Diretor de Ouro Preto na sede e distritos do município, serão realizadas as Oficinas Temáticas, durante o mês de novembro, onde a comunidade pode e deve falar de suas demandas e dar sugestões.
Confira as datas, locais e horários das próximas Oficinas Temáticas do Plano Diretor de Ouro Preto
Oficina Temática | Juventude
Data: sexta-feira, dia 17 de novembro
Horário: 13hLocal: Auditório Arthur Versiani Machado, IFMG, Rua Pandiá Calógeras, 898. Bauxita
Inscreva-se: www.bit.ly/inscricao_oficina_juventude
Oficina Temática | Desenvolvimento Econômico/Economia Criativa
Data: quarta-feira, dia 22 de novembro
Horário: 18h
Local: Escola M. Padre Carmélio, Rua Padre Rolim, 412
Inscreva-se: www.bit.ly/inscricao_oficina_economia
Oficina Temática | Moradia
Data: segunda feira, dia 27 de novembro
Horário: 18h
Local: Escola M. Padre Carmélio, Rua Padre Rolim, 412
Inscreva-se: www.bit.ly/inscricao_oficina_moradia
Oficina Temática | Meio Ambiente
Data: terça feira, dia 28 de novembro
Horário: 14h
Reunião On-line, inscreva-se para receber o link.
Inscreva-se: www.bit.ly/inscricao_oficina_meioambiente
Oficina Temática da Juventude
Esta é a primeira das Oficinas e será realizada esta semana e deve contar com a participação de um dos grupos mais ativos na cidade: a juventude. Tanto para a Fundação Gorceix quanto para a Prefeitura de Ouro Preto, o envolvimento deste grupo é fundamental para o estabelecimento de um Plano Diretor inclusivo, moderno e atualizado.
A arquiteta Ana Schmidt, coordenadora da equipe multidisciplinar da FG, que assessora a prefeitura na revisão do Plano Diretor, afirmou: “Nas Oficinas Participativas realizadas na sede e nos distritos, notamos uma baixa participação da juventude. Houve várias discussões sobre suas vidas, necessidades e demandas. Compreendemos, junto à Prefeitura, a importância de uma Oficina dedicada à juventude, para que eles expressem a cidade que desejam para o futuro”.
Schmidt destaca a relevância da participação da juventude na construção do Plano Diretor de Ouro Preto, ressaltando que a visão desses jovens ativos hoje na cidade será fundamental para o desenvolvimento futuro do município. “Haverá empregos para os jovens ouro-pretanos daqui a dez anos? ”, pergunta Ana. A indagação se estende à moradia, ao transporte, às comunicações e a diversas outras políticas públicas, que começam a ser definidas agora.
Ainda segundo ela, o propósito da Oficina é ouvir os jovens e compreender suas perspectivas sobre questões que afetarão seu futuro, como mobilidade, emprego, desenvolvimento econômico, educação profissionalizante, habitação, meio ambiente e cultura. Esta consulta é essencial para alcançar uma visão abrangente e inclusiva do futuro do município.
Já está em andamento o processo de revisão do Plano Diretor do Município de Confins com a assessoria técnica da Fundação Gorceix, por meio do DEMAM (Departamento de Meio Ambiente/FG).
Como instrumento de política urbana, o processo de revisão do Plano Diretor visa o desenvolvimento local e regional, explorando as suas potencialidades, mitigando as suas deficiências e mantendo as suas conquistas.
Todo o processo de revisão será conduzido com base na ampla participação da comunidade confinense, assegurando a efetiva democratização do processo com o engajamento da população por meio de Oficinas Participativas.
O processo de revisão teve início com a realização de uma Audiência Pública, no dia 05 de outubro último. No dia 31 de outubro, a FG e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano ministraram uma Oficina de Capacitação para os gestores públicos, o grupo de acompanhamento e integrantes do COMPUR (Conselho de Política Urbana).. Eles, junto com a equipe técnica da Fundação Gorceix, serão os responsáveis pela condução dos levantamentos, estudos, diagnósticos, oficinas, leituras técnicas e comunitárias e audiências públicas.
O próximo passo prevê a realização das Oficinas Participativas com os líderes comunitários e os moradores do município, com data ainda a ser definida. Durante esses encontros, a população poderá falar dos problemas, das necessidades locais, contribuindo assim para a construção de um Plano Diretor, que contemple a todos.
![]() |
![]() |
A Fundação Gorceix estará presente na EXPOGEf durante o 18º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, de 16 a 19 de outubro de 2023, no Centro de Convecção EXPO MAG, no Rio de Janeiro.
Com o tema “Energia e Sustentabilidade” o congresso tem como objetivo reunir a academia e os setores público e privado do Brasil e do exterior para debater os avanços técnicos e a inovação em Geofísica.
A Fundação Gorceix estará presente nas Sessões Técnicas do 18º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica.
Junte-se a nós!
Veja a programação técnica completa no site do congresso https://sbgf.org.br/congresso/
Para inscrições entre em contato com a sociedade SBGf: https://sbgf.org.br/congresso/
![]() |
Fundação Gorceix will be present at EXPOGEf during the 18th International Congress of the Brazilian Society of Geophysics, from October 16th to October 19th, 2023 at the EXPO MAG Convection Center in Rio de Janeiro.
With the theme “Energy and Sustainability” the congress aims to bring together academia, public, and private sectors from Brazil and abroad to engage in discussions on technical advancements and innovation in Geophysics.
Fundação Gorceix will be present at the Technical Sessions on the 18th International Congress of the Brazilian Society of Geophysics.
Join us!
See the complete technical program at the congress website https://sbgf.org.br/congresso/
For registrations contact SBGf society: https://sbgf.org.br/congresso/
Um simples “12” tem um significado bem maior que um mero numeral para quem fez ou faz parte da Escola de Minas/UFOP. Outras pessoas podem nem entender esse apego ao 12 de outubro, mas nós entendemos. São 147 anos de lutas e conquistas para vencer desafios e construir a instituição que, além de pioneira, é referência em qualidade no ensino da engenharia e na formação de profissionais competentes, não só na capacitação técnica, mas também como cidadãos. Cidadãos que fazem a diferença na construção de um Brasil melhor.
Quando Dom Pedro II teve a ideia pioneira de criar uma escola de minas no Brasil, em 1876, provavelmente não lhe passou pela cabeça em que seu sonho se transformaria 147 anos depois. Assim como, o Professor Henri Gorceix, implementador desse sonho do Imperador, sequer imaginaria que aqueles quatro alunos da primeira turma seriam milhares. Isso sem falar na ampliação dos cursos de graduação, atualmente em número de dez (Engenharia Geológica, de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Civil, Ambiental, de Controle e Automação, Mecânica, Produção, Arquitetura e Urbanismo e Urbana), e dos vários programas de Mestrado e Doutorado entre acadêmicos e profissionais.
Esse crescimento, com qualidade de ensino, é resultado do trabalho de professores, pesquisadores, estudantes, coordenadores, secretários e demais funcionários, que desde os primórdios da EM, têm se dedicado a torná-la cada dia melhor e uma referência mundial no ensino da engenharia e na produção do conhecimento científico e tecnológico.
A Fundação Gorceix tem orgulho de, há 63 anos, estar ao lado da Escola de Minas nessa caminhada.
Parabéns Escola de Minas! Feliz “12” para todos nós, que fazemos parte dessa história centenária!
![]() |
![]() |
O Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA) e a Fundação Gorceix tornam pública a abertura do processo seletivo simplificado para atendimento à execução do projeto Diagnóstico Social e Econômico e Execução do Plano de Reparação Integral de Danos para o Distrito de Antônio Pereira / Ouro Preto (MG).
Para mais informações consulte o Edital, clicando aqui
O Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA) e a Fundação Gorceix tornam pública a abertura do processo seletivo para provimento de vagas existentes e que vierem a surgir no prazo de validade desta seleção de estagiários dos cursos de: direito, museologia, turismo, arquitetura e urbanismo, serviço social, economia, ciência da computação, ciências biológicas e engenharia de computação, para atendimento à execução do projeto “Diagnóstico Social e Econômico e Execução do Plano de Reparação Integral de Danos para o Distrito de Antônio Pereira / Ouro Preto (MG)”.
Para mais informações consulte o Edital, clicando aqui
O Grupo De Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA) e a Fundação Gorceix tornam público o resultado preliminar da 2ª Etapa - análise do formulário de inscrição, do currículo e de seus documentos comprobatórios e do portfólio, conforme o Edital 003/2023, que disciplina o processo seletivo simplificado para atendimento à execução do projeto “Diagnóstico Social e Econômico e Execução do Plano de Reparação Integral de Danos para o Distrito de Antônio Pereira – Ouro Preto (MG)’’.
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado preliminar da 2ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado das análises de recursos e publicação da lista final de pessoas inscritas, clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação da lista de inscrições deferidas , clicando aqui
Para mais informações consulte o Edital, clicando aqui
Objeto: Contratação de empresa especializada para elaboração de Projetos Básicos e Executivos para Reformas Emergenciais de recuperação parcial de coberturas, esquadrias e instalações elétricas do prédio da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, sede antiga na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto-MG, conforme condições estabelecidas no Edital e seus anexos. Data limite para entrega dos envelopes: até às 13:00 horas do dia 18/12/2023.
Para mais informações consulte o Edital, clicando aqui
A Prefeitura de Ouro Preto e a Fundação Gorceix realizaram a segunda oficina temática de revisão do Plano Direto (PDOP): Desenvolvimento Econômico. A oficina, realizada em 22/11, na Escola Municipal Padre Carmélio, abordou temas divididos em quatro eixos: agricultura familiar, turismo, economia criativa e inovação.
O encontro contou com a presença de vários artesãos, produtores rurais, empresários do setor de turismo e pesquisadores que trouxeram suas contribuições para construção do PDOP.
De acordo com Letícia Matos, gerente de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, essa oficina faz parte da etapa de diagnóstico da revisão do PDOP e das leis complementares. Trata-se de uma oficina fundamental para o aprofundamento das propostas, a partir de outras que já aconteceram, como a Oficina da Juventude, que reuniu mais de 160 jovens, uma participação ativa e animada.
Como o resultado das oficinas vai integrar o diagnóstico participativo da cidade, Letícia ressalta a importância da participação popular. “A Prefeitura e equipe técnica da Fundação Gorceix não conhecem tanto a cidade quanto quem vive nela. Então, a população precisa falar sobre como é viver na cidade, os desafios e o que se espera dela. Quanto melhor conhecermos as questões, as potências do município, melhores propostas para o futuro vamos apresentar”, ressalta.
![]() |
O economista Ricardo Reis explica que os quatro eixos são importantes para pensar o desenvolvimento econômico do município. “No final desse encontro importantíssimo com pessoas diversas associações e locais de Ouro Preto, temos contribuições com as percepções dos moradores sobre as fragilidades de cada setor, as demandas e as potencialidades, para que a equipe da Fundação Gorceix possa organizar um relatório, aliando as expectativas da comunidade com o diagnóstico elaborado”, explica.
O vereador Renato Zoroastro ressaltou que Ouro Preto, vem mostrando sua força e vontade em diversificar sua matriz econômica. “Vale lembrar que, de três anos para cá, houve a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O município possui um Conselho de Desenvolvimento Econômico forte e atuante. Temos o Fundo de Desenvolvimento Econômico e temos o PADE que é um Plano de Apoio à Diversificação Econômica. Ouro Preto não quer ficar refém da mineração e busca diversificar sua economia. E essa ação de hoje, prova cada vez mais essa vocação do município de empreender e de diversificar sua matriz econômica”, afirma Renato.
![]() |
Próximas oficinas
As próximas oficinas abordarão os temas de moradia e meio ambiente, nos dias 27 de novembro na Escola Municipal Padre Carmélio e 28 de novembro de forma online, respectivamente.
No tema da moradia serão discutidas Políticas Habitacionais; Áreas para Habitação de Interesse Social - ZEIS; Áreas de Risco; Aluguel social; REURB; entre outros temas de interesse.
A Oficina de Meio Ambiente será online, pois reunirá, além da população, os Comitês de Bacias Hidrográficas, gestores de Unidades de Conservação, membros do Codema/OP (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental) e COMUSA/OP (Conselho Municipal de Saneamento), funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto, dentre outras entidades de relevante atuação na temática ambiental no nosso território.
Como participar?
Temática: Moradia
Local: Escola M. Padre Carmélio, Rua Padre Rolim, 412
Data e horário: segunda feira, dia 27 de novembro, às 18h
Link para inscrição: www.bit.ly/inscricao_oficina_moradia
Temática: Meio ambiente
Local: formato online (o link será enviado por e-mail).
Data e horário: terça-feira, dia 28 de novembro, às 14 horas
Link para inscrição: www.bit.ly/inscricao_oficina_meioambiente
A Fundação Gorceix, de acordo o desejo de seus fundadores, promove a complementação da formação acadêmica e profissional dos alunos da Escola. Assim, cumprindo seu estatuto, apoiou a realização da XXI Semana de Estudos da Escola de Minas (SEEM), no período de 20 a 24 de novembro.
A SEEM é um evento anual, de caráter cultural e científico, que integra os alunos da EM com professores e empresas de todo o país. O principal objetivo é promover a discussão entre os participantes sobre as tendências e tecnologias na área das engenharias e arquitetura por meio de palestras, minicursos e oficinas
A Fundação. representada pelo seu presidente executivo, Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o superintende, Prof. Reinaldo Otávio Alve de Brito Pinheiro, participou da cerimônia de abertura da Semana (foto). O escritor Uoster Zielinsk fez uma palestra sobre livro escrito por ele, com apoio da Fundação, sobre a biografia de Claude Henri Gorceix.
![]() |
Na página do Instagram da SEEM, os organizidores postaram um agradecimento à FG: "É uma honra ter a Fundação Gorceix como apoiadora do nosso evento! Pioneira em pesquisa e educação em geociências e engenharia, a fundação é sinônimo de excelência e inovação. Juntos, estamos construindo um futuro promissor, impulsionados pelo conhecimento e compromisso com o desenvolvimento sustentável".
Mais informação no Instagram do evento
No dia 17 de novembro foi realizada a Oficina Temática Juventude, para conhecer as sugestões, demanda dos jovens de Ouro Preto na revisão do Plano Diretor da cidade.
.A equipe multidisciplinar da Fundação Gorceix, que assessora a Prefeitura de Ouro Preto nesse processo de revidão, debateu e ouviu as sugestões e contribuições dos 130 jovens, que participaram da oficina.
Temas como mobilidade, emprego, desenvolvimento econômico, educação profissionalizante, habitação, meio ambiente e cultura foram abordados, possibilitando à equipe uma visão abrangente do que os jovens desejam para o futuro da cidade.
A FUNDAÇÃO GORCEIX e o GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIOAMBIENTAIS (GEPSA) retificam o resultado final da análise de recursos à 3ª Etapa e o ato de homologação do resultado final do processo seletivo referente ao Edital 002/2023, que disciplina o processo seletivo simplificado para atendimento à execução do projeto “Diagnóstico Social e Econômico e Execução do Plano de Reparação Integral de Danos para o Distrito de Antônio Pereira – Ouro Preto (MG)’’, sem prejuízo da ordem de classificação e do resultado preliminar publicado em 13/11/2023, em virtude da verificação de erro material na indicação do número inicial e final do CPF do/as candidatos/as no documento publicado em 17/11/2023. Diante do exposto, apresenta-se o resultado retificado, ratificando-se as demais informações publicadas anteriormente.
Para mais informações consulte o Termo de Retificação do Resultado Final , clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado das análises dos recursos à 3ª Etapa e divulgação do resultado final do processo seletivo , clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado preliminar da 3ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte o Resultado das análises de recursos e publicação da classificação final da 2ª Etapa e convocação para 3ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado preliminar da 2ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte o resultado das análises de recursos e publicação da lista final de pessoas inscritas, clicando aqui
Para mais informações consulte o Resultado da 1ª Etapa do processo seletivo simplificado, clicando aqui
Para mais informações consulte o Edital, clicando aqui
Após a realização das Oficinas Participativas da revisão do Plano Diretor de Ouro Preto na sede e distritos do município, serão realizadas as Oficinas Temáticas, durante o mês de novembro, onde a comunidade pode e deve falar de suas demandas e dar sugestões.
Confira as datas, locais e horários das próximas Oficinas Temáticas do Plano Diretor de Ouro Preto
Oficina Temática | Juventude
Data: sexta-feira, dia 17 de novembro
Horário: 13hLocal: Auditório Arthur Versiani Machado, IFMG, Rua Pandiá Calógeras, 898. Bauxita
Inscreva-se: www.bit.ly/inscricao_oficina_juventude
Oficina Temática | Desenvolvimento Econômico/Economia Criativa
Data: quarta-feira, dia 22 de novembro
Horário: 18h
Local: Escola M. Padre Carmélio, Rua Padre Rolim, 412
Inscreva-se: www.bit.ly/inscricao_oficina_economia
Oficina Temática | Moradia
Data: segunda feira, dia 27 de novembro
Horário: 18h
Local: Escola M. Padre Carmélio, Rua Padre Rolim, 412
Inscreva-se: www.bit.ly/inscricao_oficina_moradia
Oficina Temática | Meio Ambiente
Data: terça feira, dia 28 de novembro
Horário: 14h
Reunião On-line, inscreva-se para receber o link.
Inscreva-se: www.bit.ly/inscricao_oficina_meioambiente
Oficina Temática da Juventude
Esta é a primeira das Oficinas e será realizada esta semana e deve contar com a participação de um dos grupos mais ativos na cidade: a juventude. Tanto para a Fundação Gorceix quanto para a Prefeitura de Ouro Preto, o envolvimento deste grupo é fundamental para o estabelecimento de um Plano Diretor inclusivo, moderno e atualizado.
A arquiteta Ana Schmidt, coordenadora da equipe multidisciplinar da FG, que assessora a prefeitura na revisão do Plano Diretor, afirmou: “Nas Oficinas Participativas realizadas na sede e nos distritos, notamos uma baixa participação da juventude. Houve várias discussões sobre suas vidas, necessidades e demandas. Compreendemos, junto à Prefeitura, a importância de uma Oficina dedicada à juventude, para que eles expressem a cidade que desejam para o futuro”.
Schmidt destaca a relevância da participação da juventude na construção do Plano Diretor de Ouro Preto, ressaltando que a visão desses jovens ativos hoje na cidade será fundamental para o desenvolvimento futuro do município. “Haverá empregos para os jovens ouro-pretanos daqui a dez anos? ”, pergunta Ana. A indagação se estende à moradia, ao transporte, às comunicações e a diversas outras políticas públicas, que começam a ser definidas agora.
Ainda segundo ela, o propósito da Oficina é ouvir os jovens e compreender suas perspectivas sobre questões que afetarão seu futuro, como mobilidade, emprego, desenvolvimento econômico, educação profissionalizante, habitação, meio ambiente e cultura. Esta consulta é essencial para alcançar uma visão abrangente e inclusiva do futuro do município.
Já está em andamento o processo de revisão do Plano Diretor do Município de Confins com a assessoria técnica da Fundação Gorceix, por meio do DEMAM (Departamento de Meio Ambiente/FG).
Como instrumento de política urbana, o processo de revisão do Plano Diretor visa o desenvolvimento local e regional, explorando as suas potencialidades, mitigando as suas deficiências e mantendo as suas conquistas.
Todo o processo de revisão será conduzido com base na ampla participação da comunidade confinense, assegurando a efetiva democratização do processo com o engajamento da população por meio de Oficinas Participativas.
O processo de revisão teve início com a realização de uma Audiência Pública, no dia 05 de outubro último. No dia 31 de outubro, a FG e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano ministraram uma Oficina de Capacitação para os gestores públicos, o grupo de acompanhamento e integrantes do COMPUR (Conselho de Política Urbana).. Eles, junto com a equipe técnica da Fundação Gorceix, serão os responsáveis pela condução dos levantamentos, estudos, diagnósticos, oficinas, leituras técnicas e comunitárias e audiências públicas.
O próximo passo prevê a realização das Oficinas Participativas com os líderes comunitários e os moradores do município, com data ainda a ser definida. Durante esses encontros, a população poderá falar dos problemas, das necessidades locais, contribuindo assim para a construção de um Plano Diretor, que contemple a todos.
![]() |
![]() |
A Fundação Gorceix estará presente na EXPOGEf durante o 18º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, de 16 a 19 de outubro de 2023, no Centro de Convecção EXPO MAG, no Rio de Janeiro.
Com o tema “Energia e Sustentabilidade” o congresso tem como objetivo reunir a academia e os setores público e privado do Brasil e do exterior para debater os avanços técnicos e a inovação em Geofísica.
A Fundação Gorceix estará presente nas Sessões Técnicas do 18º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica.
Junte-se a nós!
Veja a programação técnica completa no site do congresso https://sbgf.org.br/congresso/
Para inscrições entre em contato com a sociedade SBGf: https://sbgf.org.br/congresso/
![]() |
Fundação Gorceix will be present at EXPOGEf during the 18th International Congress of the Brazilian Society of Geophysics, from October 16th to October 19th, 2023 at the EXPO MAG Convection Center in Rio de Janeiro.
With the theme “Energy and Sustainability” the congress aims to bring together academia, public, and private sectors from Brazil and abroad to engage in discussions on technical advancements and innovation in Geophysics.
Fundação Gorceix will be present at the Technical Sessions on the 18th International Congress of the Brazilian Society of Geophysics.
Join us!
See the complete technical program at the congress website https://sbgf.org.br/congresso/
For registrations contact SBGf society: https://sbgf.org.br/congresso/
Um simples “12” tem um significado bem maior que um mero numeral para quem fez ou faz parte da Escola de Minas/UFOP. Outras pessoas podem nem entender esse apego ao 12 de outubro, mas nós entendemos. São 147 anos de lutas e conquistas para vencer desafios e construir a instituição que, além de pioneira, é referência em qualidade no ensino da engenharia e na formação de profissionais competentes, não só na capacitação técnica, mas também como cidadãos. Cidadãos que fazem a diferença na construção de um Brasil melhor.
Quando Dom Pedro II teve a ideia pioneira de criar uma escola de minas no Brasil, em 1876, provavelmente não lhe passou pela cabeça em que seu sonho se transformaria 147 anos depois. Assim como, o Professor Henri Gorceix, implementador desse sonho do Imperador, sequer imaginaria que aqueles quatro alunos da primeira turma seriam milhares. Isso sem falar na ampliação dos cursos de graduação, atualmente em número de dez (Engenharia Geológica, de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Civil, Ambiental, de Controle e Automação, Mecânica, Produção, Arquitetura e Urbanismo e Urbana), e dos vários programas de Mestrado e Doutorado entre acadêmicos e profissionais.
Esse crescimento, com qualidade de ensino, é resultado do trabalho de professores, pesquisadores, estudantes, coordenadores, secretários e demais funcionários, que desde os primórdios da EM, têm se dedicado a torná-la cada dia melhor e uma referência mundial no ensino da engenharia e na produção do conhecimento científico e tecnológico.
A Fundação Gorceix tem orgulho de, há 63 anos, estar ao lado da Escola de Minas nessa caminhada.
Parabéns Escola de Minas! Feliz “12” para todos nós, que fazemos parte dessa história centenária!
![]() |
![]() |