Apesar da data de fundação da instituição ser no dia 18 de abril, a comemoração dos 65 anos da Fundação Gorceix se deu no dia 9 de maio último, em um evento realizado na sede, em Ouro Preto. À sessão solene e ao encontro de confraternização estiveram presentes funcionários e conselheiros da Fundação, autoridades do município, professores da Escola de Minas, representantes de empresas parceiras e amigos da instituição.
A mesa dos trabalhos foi composta pelo Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Eng. Cloves Otávio de Nunes de Carvalho, respectivamente Presidente Executivo e Presidente dos Conselhos Curador e Consultivo da Fundação; a Vice-reitora da UFOP, professora Roberta Eliane Santos Fróes, Prof. José Alberto Naves Cocota Júnior, Diretor da Escola de Minas e o Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos.
Entrega da “Honraria Gorceix”
Como parte da celebração e seguindo a tradição, são homenageadas com a "Honraria Gorceix" as personalidades e empresas, que, de diversas formas, contribuíram e contribuem para a expansão da Fundação e para o desenvolvimento da engenharia brasileira e da Escola de Minas.
O Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Eng. Cloves Otávio Nunes de Carvalho entregaram a “Honraria Gorceix” aos seguintes homenageados em 2025:
Empresa: SNF BRAZIL, representada pelo seu Diretor Geral: José Sérgio Perecin. Foto abaixo
![]() |
Membros dos Conselhos da FG: Ângelo Oswaldo de Araújo Santos (Conselheiro Consultivo), Gilberto Carlos Nascimento Azevedo (Conselheiro Consultivo) e Roberto Luis Prosdocimi Maia (Conselheiro Diretor) Fotos abaixo
![]() |
![]() |
![]() |
Membros da Diretoria da FG: Fernando José Gomes (Diretor de Projetos do Departamento de Tecnologia em Mineração e Metalurgia - DETEMM), José Emanuel Lopes Gomes (Diretor Técnico do Departamento de Análises e Inovações - DEPAI), Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, Superintendente e Prof. Wilson José Guerra (Diretor Técnico do Departamento de Geologia do Petróleo -DEPETRO- e do Departamento de Meio Ambiente - DEMAM), representado por seu filho, Felipe Vecchia Guerra. Foto abaixo
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Funcionário da Fundação: Marinho Nonato de Souza. Foto abaixo
![]() |
A Fundação Gorceix, por meio de seu Departamento de Meio Ambiente (DEMAM) em parceira com o Consórcio CIGEDAS Vertentes, vem assessorando prefeituras do interior de Minas no desenvolvimento e implantação de Planos Municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Recentemente foram entregues às prefeituras de Coronel Xavier Chaves, Ibituruna, Nazareno e Conceição da Barra de Minas os seus respectivos planos, que facilitarão a implementação da gestão ambiental, irão garantir as bases para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável e cidades mais limpas.
A Fundação Gorceix é uma instituição voltada, não só para a ação social, mas também para o desenvolvimento de tecnologia e inovações para as empresas da área mínero-metalúrgica, recuperação e preservação ambiental. Esse trabalho é desenvolvido no Bairro Bauxita, em Ouro Preto, no CT³, Centro de Treinamento e Transferência de Tecnologia, que abriga parte do Campus Tecnológico da Fundação Gorceix, onde estão instalados alguns dos laboratórios e os seguintes Departamentos: DETEMM (Departamento de Tecnologia em Mineração e Metalurgia), DEPESP (Departamento de Projetos Especiais), DEPAI (Departamento de Análises e Inovações).
Nesta área fica a maior parte da infraestrutura de pesquisa da FG, composta por laboratórios e plantas-piloto com equipamentos de última geração e profissionais qualificados no setor mínero-metalúrgico, capazes de desenvolver os projetos demandados por empresas de grande, médio e pequeno porte.
![]() |
![]() |
Em seus laboratórios são realizados estudos como de resíduos metalúrgicos, caracterização mineralógica, análises químicas via úmida e por fluorescência de raios x, que simulam os processos de pelotização em grelha móvel e forno rotativo; nos fornos para ensaios de qualidade metalúrgica são feitos estudos de redutibilidade estática, dinâmica e sob carga, degradação, inchamento e crepitação de minérios. Conta também com um Susceptibilimetro magnético, para avaliação do comportamento de materiais e minérios expostos a um campo magnético.
![]() |
![]() |
É também no CT3, que os alunos bolsistas da Escola de Minas recebem, junto aos pesquisadores e técnicos especializados, a complementação educacional e profissional, quando participam dos variados projetos técnicos em andamento. A infraestrutura oferece condições técnicas aos profissionais envolvidos nas pesquisas, para que apresentem resultados seguros aos testes solicitados pelos clientes.
Ganham todos. As empresas por receberem um produto confiável e de qualidade; os alunos por usufruírem de uma formação diferenciada em diversos campos do saber; os professores por manterem-se atualizados e com visibilidade no mercado.
A Fundação Gorceix recebeu a visita de uma equipe de pesquisa da Acellor França no dia 31 de março. Os representantes da empresa estiveram em Ouro Preto para conhecer a estrutura da Fundação e estudar a possibilidade de parceira para o desenvolvimento de projetos voltados para a concentração de ferro e estudos metalúrgicos, incluindo pelotização, sinterização e uso do forno de Bubilot.
![]() |
Na foto a equipe comercial técnica da empresa LHG Mining do Grupo JIF Mineração, que esteve em Ouro Preto para conhecer o Parque Tecnológico da Fundação Gorceix, o CT³. Outro objetivo da visita foi estudar a perspectiva de uma cooperação técnica entre a Fundação e a empresa, para desenvolvimento de pesquisa aplicada à qualidade metalúrgica dos minérios granulados do grupo.
A Fundação Gorceix conta, desde dezembro passado, com o Laboratório de Rochas. O equipamento atenderá às demandas da Petrobras para atividades que envolvam a confecção de lâminas petrográficas, estudos de porosidade e permeabilidade de rochas sedimentares, analisando o potencial petrolífero da formação.
O laboratório integra o Depetro/FG (Departamento de Geologia do Petróleo) e está instalado no edifício “Claude-Henri Gorceix”, no Bairro Bauxita. Esta unidade é uma extensão de outro laboratório da Petrobras, situado em Macaé (RJ), que está sob responsabilidade da Fundação Gorceix.
![]() |
![]() |
Foto 1:máquina cortadeira da amostra- Foto 2: equipamento de polimento da amostra
A Fundação Gorceix recebeu hoje, dia 20 de fevereiro de 2025, a visita de integrantes da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalurgia do Conselho Regional de Engenharia de Minas Gerais - CREA=MG.
Recebidos pelo prof. Cristovam Paes de Oliveira, presidente executivo da FG e pelo superintendente, Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, o grupo percorreu as instalações da Gorceix e conheceu de perto o trabalho desenvolvido pela instituição.
![]() |
A Fundação Gorceix recebeu, no dia 21 de fevereiro de 2025, a visita do Reitor e da Vice-Reitora da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), Prof. Luciano Campos e Prof. Roberta Froes, que tomarão posse nos cargos no próximo dia 26.
Eles conheceram a Fundação e com o Presidente Executivo da FG, Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Superintendente Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro abordaram questões de importância para as duas instituições.
Na foto acima, da esquerda para a direitra: Prof. Cristovam Paes de Oliveira, Reitor Luciano Campos, a Vice-Reitora Roberta Froes e o Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro
No dia 5 de fevereiro, equipes da @prefeituraouropreto e da Fundação Gorceix reuniram-se para estudar a proposta sobre o zoneamento da cidade e as regras de uso do solo.
Durante o encontro foram debatidos e ajustados pontos importantes da proposta, garantindo que ela atenda às necessidades reais da sede e de cada distrito do município.
As equipes das duas instituições continuam trabalhando em conjunto na Revisão do Plano Diretor e no planejamento da cidade para assegurar o seu crescimento de forma organizada, eficiente e com foco no bem-estar da população.
No dia 29 de janeiro, na Câmara Municipal, foi realizada mais uma Audiência Pública sobre a Revisão do Plano Diretor de Ouro Preto, cujo processo vem ocorrendo desde o segundo semestre de 2023. O evento, a convite do Vereador Kuruzu, contou com a participação do poder público, da população e de representantes da Fundação Gorceix, que executa tecnicamente o projeto.
O processo de Revisão do Plano Diretor de Ouro Preto, que visa criar propostas para o desenvolvimento do município pelos próximos 10 anos, está no terceiro estágio previsto para sua concretização e a expectativa é que sete minutas de lei sejam elaboradas até o fim do próximo semestre.
O presidente executivo da Fundação Gorceix, prof. Cristovam Paes de Oliveira, ressaltou o novo cronograma, que visa permitir a construção de um plano robusto: “Estamos ajustando os prazos para garantir um Plano Diretor que atenda de fato a todas as necessidades da população de Ouro Preto."
Na foto abaixo professor Cristovam Paes de Oliveira e a arquiteta Ana Shimidt, coordenadora da equipe técnica da FG
![]() |
No dia 13 de dezembro, a Sociedade Mineira de Engenheiros homenageou o engenheiro e membro do Conselho Diretor da Fundação, Juvenil Tibúrcio Félix com o título de “Engenheiro do Ano de 2024”. A entrega da honraria, na sede da SME, em Belo Horizonte, reuniu dezenas de amigos, familiares e companheiros de trabalho, que foram também lhe prestar homenagem.
A presidente da entidade, Virgínia Campos Oliveira, ressaltou a trajetória de Juvenil: “nosso homenageado é um exemplo de dedicação, inovação e liderança na engenharia brasileira. Não é apenas uma celebração de suas conquistas, mas também uma oportunidade de refletir sobre o impacto transformador que profissionais como ele têm na construção de um futuro mais promissor”.
O Professor Cristovam Paes de Oliveira, presidente executivo da FG, foi o chanceler da honraria entregue ao companheiro que, assim como ele, formou-se na Escola de Minas/UFOP.
Na foto abaixo o vice-presidente da SME Adalberto Carvalho de Rezende, Juvenil Tibúrcio Félix, Virgínia Campos Oliveira e Cristovam Paes de Oliveira
![]() |
Em seu discurso o professor Cristovam Paes enfatizou a sua importância como engenheiro e como empresário. “Essa homenagem é para uma das figuras mais importantes de engenharia mineira que é, acima de tudo, uma pessoa íntegra e maiúscula, tanto por seus atributos técnicos, quanto pelos seus méritos como empreendedor, visionário e, sobretudo, detentor de um comportamento pautado pela moral e ética”.
Ele ressaltou ainda a participação do homenageado em diversas instituições, especialmente como membro efetivo dos diversos Conselhos Superiores da Fundação Gorceix, o que o torna um dos principais responsáveis pela história bem-sucedida da Gorceix.
Lenda viva da mineração
É fácil compreender o porquê do título de “Engenheiro do Ano de 2024” quando fazemos uma retrospectiva dos caminhos da engenharia percorridos por Juvenil Tibúrcio Félix. Trata-se de uma lenda viva da mineração brasileira.
Mineiro da cidade de Itabira, na adolescência, segundo ele, decidiu se tornar engenheiro, o que aconteceu em 1961, quando formou-se pela Escola de Minas de Ouro Preto em Engenharia Civil, Metalúrgica e de Minas.
Além de atuar como engenheiro, logo após a formatura, entrou para a academia e tornou-se professor de Mineração da Escola de Minas de Ouro Preto e da Universidade Federal de Minas Gerais.
Exerceu cargos na Mineração Morro Velho e, na área pública, coordenou o plano decenal da Indústria de Ferrosos para o Brasil, da Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e Comércio. Como empreendedor fundou importantes empresas como a IMS Engenharia Mineral, IMS Empreendimentos e Prometálica e Graben S.A.
Atualmente, além de participar do Conselho Diretor da Fundação Gorceix, é membro do Conselho Consultivo do recém-criado Instituto Histórico de Mineração, reafirmando seu compromisso com o crescimento da ciência, da tecnologia e da engenharia
Na foto 1, Cristovam Paes de Oliveria entre ao homenageado uma miniatura do quadro de formatura que fica na Escola de Minas e na segunda a entrega da medalha..
![]() |
![]() |
O Campus da FG -CT³-, conta agora com um Laboratório de Pesquisa Aplicada em parceria com a empresa SNF Brasil. A inauguração do novo espaço, no dia 21 de novembro de 2024, contou com a presença de uma grande equipe da empresa francesa, que veio também conhecer as instalações da Fundação.Os vários equipamentos de ponta - que compõem a unidade-, serão utilizados em pesquisas na área de tratamento de água e separação de líquido/sólido.
Para o presidente executivo da Fundação, prof. Cristovam Paes de Oliveira, a parceria promoverá a ampliação do conhecimento nas áreas de atuação da Gorceix e da SNF. “Esperamos que a essa cooperação seja ampliada e que a SNF venha ocupar parte do futuro Parque Tecnológico da Gorceix, que será implantado em breve, em Ouro Preto”.
![]() |
Foto: a partir da esquerda, Sérgio Perecin, diretor da SNF Brasil, Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, superintendente da FG e Cristovam Paes, diretor executivo da FG
Sérgio Perecin, diretor da SNF Brasil, ressaltou: “como uma empresa francesa estamos satisfeitos com esse tipo de cooperação e acreditamos muito em resultados e temos um interesse específico em toda a tecnologia que vem da Fundação Gorceix. Espero que possamos também colaborar para aumentar o nível de conhecimento. Esse laboratório ocupa posição chave para o SNF Brasil, para continuar desenvolvendo produtos e aplicações principalmente para a indústria de mineração”.
SNF Water Science é fabricante de especialidades químicas para coagulação e floculação da água para tratamento e reciclagem. É também fornecedora de produtos para os segmentos de papel e celulose, mineração, têxtil e petróleo.
![]() |
![]() |
![]() |
Apesar da data de fundação da instituição ser no dia 18 de abril, a comemoração dos 65 anos da Fundação Gorceix se deu no dia 9 de maio último, em um evento realizado na sede, em Ouro Preto. À sessão solene e ao encontro de confraternização estiveram presentes funcionários e conselheiros da Fundação, autoridades do município, professores da Escola de Minas, representantes de empresas parceiras e amigos da instituição.
A mesa dos trabalhos foi composta pelo Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Eng. Cloves Otávio de Nunes de Carvalho, respectivamente Presidente Executivo e Presidente dos Conselhos Curador e Consultivo da Fundação; a Vice-reitora da UFOP, professora Roberta Eliane Santos Fróes, Prof. José Alberto Naves Cocota Júnior, Diretor da Escola de Minas e o Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos.
Entrega da “Honraria Gorceix”
Como parte da celebração e seguindo a tradição, são homenageadas com a "Honraria Gorceix" as personalidades e empresas, que, de diversas formas, contribuíram e contribuem para a expansão da Fundação e para o desenvolvimento da engenharia brasileira e da Escola de Minas.
O Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Eng. Cloves Otávio Nunes de Carvalho entregaram a “Honraria Gorceix” aos seguintes homenageados em 2025:
Empresa: SNF BRAZIL, representada pelo seu Diretor Geral: José Sérgio Perecin. Foto abaixo
![]() |
Membros dos Conselhos da FG: Ângelo Oswaldo de Araújo Santos (Conselheiro Consultivo), Gilberto Carlos Nascimento Azevedo (Conselheiro Consultivo) e Roberto Luis Prosdocimi Maia (Conselheiro Diretor) Fotos abaixo
![]() |
![]() |
![]() |
Membros da Diretoria da FG: Fernando José Gomes (Diretor de Projetos do Departamento de Tecnologia em Mineração e Metalurgia - DETEMM), José Emanuel Lopes Gomes (Diretor Técnico do Departamento de Análises e Inovações - DEPAI), Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, Superintendente e Prof. Wilson José Guerra (Diretor Técnico do Departamento de Geologia do Petróleo -DEPETRO- e do Departamento de Meio Ambiente - DEMAM), representado por seu filho, Felipe Vecchia Guerra. Foto abaixo
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Funcionário da Fundação: Marinho Nonato de Souza. Foto abaixo
![]() |
A Fundação Gorceix, por meio de seu Departamento de Meio Ambiente (DEMAM) em parceira com o Consórcio CIGEDAS Vertentes, vem assessorando prefeituras do interior de Minas no desenvolvimento e implantação de Planos Municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Recentemente foram entregues às prefeituras de Coronel Xavier Chaves, Ibituruna, Nazareno e Conceição da Barra de Minas os seus respectivos planos, que facilitarão a implementação da gestão ambiental, irão garantir as bases para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável e cidades mais limpas.
A Fundação Gorceix é uma instituição voltada, não só para a ação social, mas também para o desenvolvimento de tecnologia e inovações para as empresas da área mínero-metalúrgica, recuperação e preservação ambiental. Esse trabalho é desenvolvido no Bairro Bauxita, em Ouro Preto, no CT³, Centro de Treinamento e Transferência de Tecnologia, que abriga parte do Campus Tecnológico da Fundação Gorceix, onde estão instalados alguns dos laboratórios e os seguintes Departamentos: DETEMM (Departamento de Tecnologia em Mineração e Metalurgia), DEPESP (Departamento de Projetos Especiais), DEPAI (Departamento de Análises e Inovações).
Nesta área fica a maior parte da infraestrutura de pesquisa da FG, composta por laboratórios e plantas-piloto com equipamentos de última geração e profissionais qualificados no setor mínero-metalúrgico, capazes de desenvolver os projetos demandados por empresas de grande, médio e pequeno porte.
![]() |
![]() |
Em seus laboratórios são realizados estudos como de resíduos metalúrgicos, caracterização mineralógica, análises químicas via úmida e por fluorescência de raios x, que simulam os processos de pelotização em grelha móvel e forno rotativo; nos fornos para ensaios de qualidade metalúrgica são feitos estudos de redutibilidade estática, dinâmica e sob carga, degradação, inchamento e crepitação de minérios. Conta também com um Susceptibilimetro magnético, para avaliação do comportamento de materiais e minérios expostos a um campo magnético.
![]() |
![]() |
É também no CT3, que os alunos bolsistas da Escola de Minas recebem, junto aos pesquisadores e técnicos especializados, a complementação educacional e profissional, quando participam dos variados projetos técnicos em andamento. A infraestrutura oferece condições técnicas aos profissionais envolvidos nas pesquisas, para que apresentem resultados seguros aos testes solicitados pelos clientes.
Ganham todos. As empresas por receberem um produto confiável e de qualidade; os alunos por usufruírem de uma formação diferenciada em diversos campos do saber; os professores por manterem-se atualizados e com visibilidade no mercado.
A Fundação Gorceix recebeu a visita de uma equipe de pesquisa da Acellor França no dia 31 de março. Os representantes da empresa estiveram em Ouro Preto para conhecer a estrutura da Fundação e estudar a possibilidade de parceira para o desenvolvimento de projetos voltados para a concentração de ferro e estudos metalúrgicos, incluindo pelotização, sinterização e uso do forno de Bubilot.
![]() |
Na foto a equipe comercial técnica da empresa LHG Mining do Grupo JIF Mineração, que esteve em Ouro Preto para conhecer o Parque Tecnológico da Fundação Gorceix, o CT³. Outro objetivo da visita foi estudar a perspectiva de uma cooperação técnica entre a Fundação e a empresa, para desenvolvimento de pesquisa aplicada à qualidade metalúrgica dos minérios granulados do grupo.
A Fundação Gorceix conta, desde dezembro passado, com o Laboratório de Rochas. O equipamento atenderá às demandas da Petrobras para atividades que envolvam a confecção de lâminas petrográficas, estudos de porosidade e permeabilidade de rochas sedimentares, analisando o potencial petrolífero da formação.
O laboratório integra o Depetro/FG (Departamento de Geologia do Petróleo) e está instalado no edifício “Claude-Henri Gorceix”, no Bairro Bauxita. Esta unidade é uma extensão de outro laboratório da Petrobras, situado em Macaé (RJ), que está sob responsabilidade da Fundação Gorceix.
![]() |
![]() |
Foto 1:máquina cortadeira da amostra- Foto 2: equipamento de polimento da amostra
A Fundação Gorceix recebeu hoje, dia 20 de fevereiro de 2025, a visita de integrantes da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalurgia do Conselho Regional de Engenharia de Minas Gerais - CREA=MG.
Recebidos pelo prof. Cristovam Paes de Oliveira, presidente executivo da FG e pelo superintendente, Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, o grupo percorreu as instalações da Gorceix e conheceu de perto o trabalho desenvolvido pela instituição.
![]() |
A Fundação Gorceix recebeu, no dia 21 de fevereiro de 2025, a visita do Reitor e da Vice-Reitora da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), Prof. Luciano Campos e Prof. Roberta Froes, que tomarão posse nos cargos no próximo dia 26.
Eles conheceram a Fundação e com o Presidente Executivo da FG, Prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Superintendente Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro abordaram questões de importância para as duas instituições.
Na foto acima, da esquerda para a direitra: Prof. Cristovam Paes de Oliveira, Reitor Luciano Campos, a Vice-Reitora Roberta Froes e o Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro
No dia 5 de fevereiro, equipes da @prefeituraouropreto e da Fundação Gorceix reuniram-se para estudar a proposta sobre o zoneamento da cidade e as regras de uso do solo.
Durante o encontro foram debatidos e ajustados pontos importantes da proposta, garantindo que ela atenda às necessidades reais da sede e de cada distrito do município.
As equipes das duas instituições continuam trabalhando em conjunto na Revisão do Plano Diretor e no planejamento da cidade para assegurar o seu crescimento de forma organizada, eficiente e com foco no bem-estar da população.
No dia 29 de janeiro, na Câmara Municipal, foi realizada mais uma Audiência Pública sobre a Revisão do Plano Diretor de Ouro Preto, cujo processo vem ocorrendo desde o segundo semestre de 2023. O evento, a convite do Vereador Kuruzu, contou com a participação do poder público, da população e de representantes da Fundação Gorceix, que executa tecnicamente o projeto.
O processo de Revisão do Plano Diretor de Ouro Preto, que visa criar propostas para o desenvolvimento do município pelos próximos 10 anos, está no terceiro estágio previsto para sua concretização e a expectativa é que sete minutas de lei sejam elaboradas até o fim do próximo semestre.
O presidente executivo da Fundação Gorceix, prof. Cristovam Paes de Oliveira, ressaltou o novo cronograma, que visa permitir a construção de um plano robusto: “Estamos ajustando os prazos para garantir um Plano Diretor que atenda de fato a todas as necessidades da população de Ouro Preto."
Na foto abaixo professor Cristovam Paes de Oliveira e a arquiteta Ana Shimidt, coordenadora da equipe técnica da FG
![]() |
No dia 13 de dezembro, a Sociedade Mineira de Engenheiros homenageou o engenheiro e membro do Conselho Diretor da Fundação, Juvenil Tibúrcio Félix com o título de “Engenheiro do Ano de 2024”. A entrega da honraria, na sede da SME, em Belo Horizonte, reuniu dezenas de amigos, familiares e companheiros de trabalho, que foram também lhe prestar homenagem.
A presidente da entidade, Virgínia Campos Oliveira, ressaltou a trajetória de Juvenil: “nosso homenageado é um exemplo de dedicação, inovação e liderança na engenharia brasileira. Não é apenas uma celebração de suas conquistas, mas também uma oportunidade de refletir sobre o impacto transformador que profissionais como ele têm na construção de um futuro mais promissor”.
O Professor Cristovam Paes de Oliveira, presidente executivo da FG, foi o chanceler da honraria entregue ao companheiro que, assim como ele, formou-se na Escola de Minas/UFOP.
Na foto abaixo o vice-presidente da SME Adalberto Carvalho de Rezende, Juvenil Tibúrcio Félix, Virgínia Campos Oliveira e Cristovam Paes de Oliveira
![]() |
Em seu discurso o professor Cristovam Paes enfatizou a sua importância como engenheiro e como empresário. “Essa homenagem é para uma das figuras mais importantes de engenharia mineira que é, acima de tudo, uma pessoa íntegra e maiúscula, tanto por seus atributos técnicos, quanto pelos seus méritos como empreendedor, visionário e, sobretudo, detentor de um comportamento pautado pela moral e ética”.
Ele ressaltou ainda a participação do homenageado em diversas instituições, especialmente como membro efetivo dos diversos Conselhos Superiores da Fundação Gorceix, o que o torna um dos principais responsáveis pela história bem-sucedida da Gorceix.
Lenda viva da mineração
É fácil compreender o porquê do título de “Engenheiro do Ano de 2024” quando fazemos uma retrospectiva dos caminhos da engenharia percorridos por Juvenil Tibúrcio Félix. Trata-se de uma lenda viva da mineração brasileira.
Mineiro da cidade de Itabira, na adolescência, segundo ele, decidiu se tornar engenheiro, o que aconteceu em 1961, quando formou-se pela Escola de Minas de Ouro Preto em Engenharia Civil, Metalúrgica e de Minas.
Além de atuar como engenheiro, logo após a formatura, entrou para a academia e tornou-se professor de Mineração da Escola de Minas de Ouro Preto e da Universidade Federal de Minas Gerais.
Exerceu cargos na Mineração Morro Velho e, na área pública, coordenou o plano decenal da Indústria de Ferrosos para o Brasil, da Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e Comércio. Como empreendedor fundou importantes empresas como a IMS Engenharia Mineral, IMS Empreendimentos e Prometálica e Graben S.A.
Atualmente, além de participar do Conselho Diretor da Fundação Gorceix, é membro do Conselho Consultivo do recém-criado Instituto Histórico de Mineração, reafirmando seu compromisso com o crescimento da ciência, da tecnologia e da engenharia
Na foto 1, Cristovam Paes de Oliveria entre ao homenageado uma miniatura do quadro de formatura que fica na Escola de Minas e na segunda a entrega da medalha..
![]() |
![]() |
O Campus da FG -CT³-, conta agora com um Laboratório de Pesquisa Aplicada em parceria com a empresa SNF Brasil. A inauguração do novo espaço, no dia 21 de novembro de 2024, contou com a presença de uma grande equipe da empresa francesa, que veio também conhecer as instalações da Fundação.Os vários equipamentos de ponta - que compõem a unidade-, serão utilizados em pesquisas na área de tratamento de água e separação de líquido/sólido.
Para o presidente executivo da Fundação, prof. Cristovam Paes de Oliveira, a parceria promoverá a ampliação do conhecimento nas áreas de atuação da Gorceix e da SNF. “Esperamos que a essa cooperação seja ampliada e que a SNF venha ocupar parte do futuro Parque Tecnológico da Gorceix, que será implantado em breve, em Ouro Preto”.
![]() |
Foto: a partir da esquerda, Sérgio Perecin, diretor da SNF Brasil, Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, superintendente da FG e Cristovam Paes, diretor executivo da FG
Sérgio Perecin, diretor da SNF Brasil, ressaltou: “como uma empresa francesa estamos satisfeitos com esse tipo de cooperação e acreditamos muito em resultados e temos um interesse específico em toda a tecnologia que vem da Fundação Gorceix. Espero que possamos também colaborar para aumentar o nível de conhecimento. Esse laboratório ocupa posição chave para o SNF Brasil, para continuar desenvolvendo produtos e aplicações principalmente para a indústria de mineração”.
SNF Water Science é fabricante de especialidades químicas para coagulação e floculação da água para tratamento e reciclagem. É também fornecedora de produtos para os segmentos de papel e celulose, mineração, têxtil e petróleo.
![]() |
![]() |
![]() |