A Fundação Gorceix informa aos Alunos da Escola de Minas/UFOP, Bolsistas da Fundação Gorceix, que estará aberto o Recadastramento para Bolsa de Suplementação Educacional 2023/2, a partir de 02 de outubro. Já prepare a sua documentação.
Para o estudante recadastrar, deve entregar o histórico escolar da UFOP com autenticação digital e a ficha de recadastramento, anexa, no período e endereço abaixo:
Período: 02 a 11 de outubro de 2023 de segunda à sexta-feira no horário de 9h às 11h e das 13h às 16h.
Local: Fundação Gorceix
Departamento de Bolsas e Benefícios
Rua Carlos Walter Marinho Campos, 57
Bairro Vila Itacolomy, Ouro Preto – MG.
A Fundação Gorceix, por meio do DEMAM/FG (Departamento de Meio Ambiente), irá prestar apoio consultivo técnico à Prefeitura de Confins nos trabalhos de Revisão do Plano Diretor (PDC) do município, que pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte e onde fica o Aeroporto Internacional de Confins - Trancredo Neves. Para dar início a esse processo, no dia 19 de setembro, a equipe técnica DEMAM/FG esteve reunida com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano e o Jurídico do município.
A equipe consultiva do DEMAM/FG, que irá trabalhar em conjunto com a equipe da prefeitura, conta com profissionais de diferentes áreas técnicas, atendendo de forma ampla a revisão do Plano Diretor, lei que trata do planejamento urbano dos municípios. Além disso, esses proficionais possuem vasta experiência nessa área, pois já deram suporte na implantação e revisão de Planos Diretores dos Municípios de Mariana, Itabirito, Ipatinga, Nova Lima (em finalização) e Ouro Preto (em andamento).
Durante o período de revisão do (PDC) serão debatidas políticas de saneamento básico, habitação, lazer, turismo, patrimônio cultural, usos, parcelamento e ocupação do solo, além de estudos e propostas de anteprojetos de lei que abordam esses temas, que devem serem construídos com ampla participação popular em consultas e audiências públicas.
Durante o encontro foram discutidas a mobilização social para facilitar participação da comunidade, para que o Plano Diretor atenda às necessidades de todos os moradores, preparação da Audiência Pública, das oficinas participativas da comunidade, entre outros temas. (foto)
![]() |
A Audiência Pública já está marcada: dia 05 de outubro de 2023 para apresentar o planejamento da revisão e também começar a receber as contribuições da comunidade para preparar o futuro da cidade nos próximos anos.
![]() |
A FUNDAÇÃO GORCEIX e o GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIOAMBIENTAIS (GEPSA) apresentam o resultado das análises de recursos à 2ª etapa e homologam o resultado final do processo seletivo, conforme previsto no Edital 001/2023, que disciplina o processo seletivo simplificado para atendimento à execução do projeto “Plano de Trabalho: Diagnóstico Social e Econômico e Execução do Plano de Reparação Integral de Danos para o Distrito de Antônio Pereira – Ouro Preto (MG).
Para mais informações consulte a Divulgação dos resultados das análises dos recursos à 2ª Etapa e divulgação do resultado final, clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado preliminar da 2ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte a Publicação da Lista Final de Pessoas classificadas para 2ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte a Interposição de recursos face à não classificação na 1ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado preliminar da 1ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte o Resultado do sorteio da distribuição das vagas destinadas à Política de Ações Afirmativas, clicando aqui
Para mais informações consulte o Termo de Retificação e Aditamento, clicando aqui
Para mais informações consulte os resultados das análises de recursos, clicando aqui
Para mais informações consulte a lista unificada de pessoas inscritas, clicando aqui
Para mais informações consulte o Edital, clicando aqui
Setembro Amarelo, mês de atenção à prevenção ao suicídio.
A Fundação Gorceix, o Corpo de Bombeiros, a UFOP e a Prefeitura de Ouro Preto promoveram o segundo Curso de Extensão de Abordagens do Suicídio.
O curso levou aos participantes conhecimentos sobre comunicação na prevenção e técnicas de abordagem e promoveu uma passeata referente ao tema e à reflexão das placas de prevenção na Volta do Vento, que possui um triste histórico de vidas perdidas.
O objetivo do curso é chamar a atenção de todos sobre a importância do cuidado, acolhimento e da necessidade de abordar o tema para gerar ações concretas visando a redução do número de suicídios na cidade.
![]() |
![]() |
No dia 11 de setembro, a Reitora da Faculdade Skema Business School, Campus Belo Horizonte, Geneviève Poulingue, esteve em Ouro Preto, em visita à Fundação Gorceix. A reitora e outros representantes da Faculdade Skema, que vieram conhecer a estrutura e as ações desenvolvidas pela Fundação,. foram recebidos pelos Presidente executivo Gorceix, Prof. Cristovam Paes de Oliveira e seu Superintendente, Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro.
A SKEMA (School of Knowledge Economy and Management), reconhecida mundialmente por suas pesquisas e seus programas de excelência, é uma escola global que prepara os talentos empresariais do século 21, tornando-os empreendedores responsáveis, multiculturais, com habilidades para gerenciar informações, dados e conhecimento. Ao todo são nove escolas, na China, África do Sul, Estados Unidos, França e no Brasil, instalada em Belo Horizonte.
![]() |
Foto: da esquerda para a direita: José Alberto Cocota Júnior – Diretor da Escola de Minas da UFOP, Patrícia Viana – Secretária executiva e jurídico da Faculdade Skema Business School, Campus Belo Horizonte, Geneviève Poulingue – Reitora da Faculdade Skema Business School, Campus Belo Horizonte, Prof. Cristovam Paes de Oliveira – Presidente executivo da Fundação Gorceix, Prof. Reinaldo Alves de Brito Pinheiro – Superintendente da Fundação Gorceix e Paulo Marcos de Barros Monteiro – professor do Departamento do Curso de Engenharia de Controle e Automação e Técnicas Fundamentais da EM/UFOP (DECAT-EM).
Atenção alunos da Escola de Minas/ UFOP: abertas inscrições para os cursos oferecidos pelo DETAP (Departamento de Treinamento Acadêmico e Profissional da FG)
A Fundação Gorceix, por meio do DETAP, promove cursos e treinamento de alunos da Escola de Minas/UFOP com prioridade para os carentes, visando complementar sua formação e inserção no mercado de trabalho..
Confira os cursos disponíveis:
Língua estrangeira: Inglês, Alemão, Espanhol e Francês
Informática: Arcgis; Autocad; Autodesk; Revit arqchitectura; Modelagem numérica de obras geotécnicas; Excel avançado; Power Bi; MS Project;
Marketing pessoal
Empreendedorismo
Inscrições por meio do site: https://site.gorceix.org.br/sag
Informações pelo 3559.7483 / 3559.7484 / 3551.3882
Rua Conde de Bobadela, 148 -Centro Ouro Preto
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O processo de Revisão do Plano Diretor de Ouro Preto entrou em nova fase, após a finalização das Oficinas Participativas com as comunidades dos Distritos e da Sede do Município, onde os líderes comunitários e os moradores apresentaram as demandas locais.
Atualmente, estão sendo realizados os diagnósticos das reivindicações da população e reuniões entre a equipe técnica multidisciplinar e os secretários municipais. Os dois últimos encontros serão realizados nesta quarta-feira, dia 23, com os representantes das Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Segurança e Trânsito, na sede da Fundação Gorceix.
Sobre a reunião realizada, no dia 03 de agosto, com integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o secretário, Chiquinho Assis, ressaltou que “foi importante os técnicos da Secretaria participarem da discussão, apresentando seus questionamentos e também as nossas contribuições. Principalmente por estarmos realizando a revisão do Plano Municipal de Saneamento e a criação do Código Ambiental, inexistente no município.
O secretário da Saúde, Leandro Moreira, participou do encontro, realizado em 11 de agosto, junto com a subsecretária, Isabela e a equipe de gerentes. Segundo ele, foi importante mostrar para a equipe multidisciplinar da Fundação, um pouco do funcionamento da Secretária Municipal de Saúde, do Conselho de Saúde e do planejamento dos futuros investimentos na área.
Foto: Peterson Bruschi
Nessa quinta-feira (03/08) às 18h será realizada Oficina Participativa do Plano de Revisão do Plano Diretor (PDOP) para ouvir os moradores dos distritos de Glaura, no Salão Comunitário de Glaura, e Engenheiro Corrêa, na Escola Municipal José Estevam Braga.
No sábado (05/08), às 9h, será a vez de conhecer as demandas da comunidade em Amarantina, na Escola Estadual Professora Maria do Carmo Almeida, aberta a moradores do distrito, dos Coelhos, do Riacho e do Maracujá.
Também no sábado, dia 05 de agosto, será realizada a última Oficina Participativa na sede do Município, para os moradores da Serra do Itacolomy, na Escola Municipal Simão Lacerda. O encontro é aberto às comunidades dos bairros Caminho da Fábrica, Nossa Senhora do Carmo-Pocinho, Jardim Itacolomy, Novo Horizonte, Tavares, Maria Soares e Saramenha de Cima.
O que é a Oficina Participativa
É a hora e o espaço reservados para comunidade falar sobre seu bairro, distrito ou localidade, informar quais são os problemas, as demandas e as potencialidades do lugar, que serão incluídos no PDOP.
Esse é um trabalho da Prefeitura Municipal de Ouro Preto @prefeituradeouropreto e da Fundação Gorceix @fundacaogorceix
No último sábado, dia 29 de julho, nas localidades de Cachoeira do Campo e Bairro Bauxita foram realizadas as oficinas participativas de revisão do Plano Diretor de Ouro Preto com a fundamental participação dos moradores das regiões. Na região da Bauxita, o encontro abrangeu os bairros Morro do Cruzeiro, Lagoa, Vila Operária e Vila dos Engenheiros.
O Plano Diretor é um instrumento importante para o futuro do município de Ouro Preto. Nele são definidas as diretrizes políticas e normas para o uso e ocupação do solo e questões essenciais como a preservação do Patrimônio Cultural e Ambiental, a infraestrutura urbana, transporte e habitação. Daí ser fundamental que a população se mobiliza e esteja presente nas Oficinas Participativas, opinando sobre suas demandas e necessidades, para que estas sejam contempladas. Só quem vive o dia a dia das localidades conhece bem o que é preciso mudar ou acrescentar para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Rosane (foto 1) moradora da Vila do Cruzeiro, Cachoeira do Campo, comenta que, no encontro foram discutidas soluções para os problemas relacionados à saúde, educação, infraestrutura e especialmente a travessia da BR que corta o local, onde muitas vidas foram ceifadas devido ao grande trânsito de carretas e automóveis.
![]() |
![]() |
Ricardo (foto 2), morador do Alto Beleza-Cachoeira do Campo, também ressaltou a importância da participação dos moradores nas Oficinas e convidou os jovens para que estejam presentes para discutir especialmente a educação, o esporte e a moradia.
O vereador Vantuir compareceu à oficina do distrito de Cachoeira do Campo, um dos lugares que mais representa a expansão urbana na cidade de Ouro Preto. Por isso, o parlamentar ressalta a importância de abordar temas relevantes, como a mobilidade urbana e o crescimento da área de ocupação. Além disso, destaca a necessidade de trabalhar várias demandas para melhorar a qualidade de vida da população local, enfatizando o valor da participação popular da comunidade.
Próximas Oficinas Participativas
Sede: Serra Itacolomy — 05/08/2023
Distritos
Laboratório de Ferrovias atende grandes e pequenas empresas
Em março de 2018, a Fundação Gorceix inaugurou em seu Campus Tecnológico (CT³) instaldo em Ouro Preto, o Laboratório de Ferrovias, que desde então ,com tecnologia moderna, tem solucionado problemas técnicos do dia a dia de empresas, seja de grande ou pequeno porte, que atuam na área ferroviária e também no setor rodoviário.
A montagem do laboratório, desenvolvida pelo engenheiro civil e ex-professor da UFOP, Gilberto Fernandes, foi feita com equipamentos sofisticados, que permitem a caracterização tecnológica em agregados para lastro ferroviário.
![]() |
![]() |
O Laboratório é formado pelo Aparelho Los Angeles (resistência a abrasão); Aparelho de Treton (resistência ao choque); Aparelho de Carga Pontual (resistência à compressão); prensa para medir resistência à compressão axial; 18 peneiras, aparelho para medir o índice de forma; aparelho macio friável; balanças para determinar massa específica, absorção e porosidade.
Para o prof. Cristovam Paes de Oliveira, presidente executivo da FG, o Laboratório de Ferrovias agrega às demais atividades desenvolvidas pela Gorceix na pesquisa e estudos de novas tecnologias para as empresas minero-metalúrgicas, independentemente de sua capacidade produtiva.
Segundo ele, “trata-se de um de um Laboratório, que, apesar de pequeno, conta com diversos equipamentos de última geração, que poucas instituições no Brasil possuem. O que nos torna capaz de atender as empresas do setor ferroviário, cuja tendência é crescer no país”.
A Revista Escola de Minas - REM, edição de julho a setembro de 2023, já está disponível para você.
![]() |
![]() |
As Oficinas Participativas para a Revisão do Plano Diretor de Ouro Preto (PDOP) continuam a mobilizar a população da cidade e dos distritos. São nesses encontros com a equipe multiciplinar responsável pela implantação do PDOP, que os moradores têm a chance de manifestar sua opinião e mostrar as demandas de cada local.
As próximas Oficinas Participativas serão com moradores do Bairro Bauxita e entorno, na sede, e do distrito de Cachoeira do Campo. No Bairro Bauxita e entorno (Morro do Cruzeiro, Lagoa, Vila Operária e Vila dos Engenheiros), a oficina acontecerá a partir das 09h do próximo sábado (29), na Escola Municipal Simão Lacerda, na Avenida Juscelino Kubitschek, s/nº. Em Cachoeira do Campo, a reunião também acontece a partir das 09h do sábado (29), no Salão Paroquial, localizado na Praça Felipe dos Santos, S/Nº – centro. (foto acima. Crédito Ane Souza)
A presença dos líderes comunitários e da população é fundamental para que o PDOP contemple todas as necessidades dessas regiões.
Cronograma das oficinas participativas em Ouro Preto
Sede
Distritos
A Fundação Gorceix informa aos Alunos da Escola de Minas/UFOP, Bolsistas da Fundação Gorceix, que estará aberto o Recadastramento para Bolsa de Suplementação Educacional 2023/2, a partir de 02 de outubro. Já prepare a sua documentação.
Para o estudante recadastrar, deve entregar o histórico escolar da UFOP com autenticação digital e a ficha de recadastramento, anexa, no período e endereço abaixo:
Período: 02 a 11 de outubro de 2023 de segunda à sexta-feira no horário de 9h às 11h e das 13h às 16h.
Local: Fundação Gorceix
Departamento de Bolsas e Benefícios
Rua Carlos Walter Marinho Campos, 57
Bairro Vila Itacolomy, Ouro Preto – MG.
A Fundação Gorceix, por meio do DEMAM/FG (Departamento de Meio Ambiente), irá prestar apoio consultivo técnico à Prefeitura de Confins nos trabalhos de Revisão do Plano Diretor (PDC) do município, que pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte e onde fica o Aeroporto Internacional de Confins - Trancredo Neves. Para dar início a esse processo, no dia 19 de setembro, a equipe técnica DEMAM/FG esteve reunida com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano e o Jurídico do município.
A equipe consultiva do DEMAM/FG, que irá trabalhar em conjunto com a equipe da prefeitura, conta com profissionais de diferentes áreas técnicas, atendendo de forma ampla a revisão do Plano Diretor, lei que trata do planejamento urbano dos municípios. Além disso, esses proficionais possuem vasta experiência nessa área, pois já deram suporte na implantação e revisão de Planos Diretores dos Municípios de Mariana, Itabirito, Ipatinga, Nova Lima (em finalização) e Ouro Preto (em andamento).
Durante o período de revisão do (PDC) serão debatidas políticas de saneamento básico, habitação, lazer, turismo, patrimônio cultural, usos, parcelamento e ocupação do solo, além de estudos e propostas de anteprojetos de lei que abordam esses temas, que devem serem construídos com ampla participação popular em consultas e audiências públicas.
Durante o encontro foram discutidas a mobilização social para facilitar participação da comunidade, para que o Plano Diretor atenda às necessidades de todos os moradores, preparação da Audiência Pública, das oficinas participativas da comunidade, entre outros temas. (foto)
![]() |
A Audiência Pública já está marcada: dia 05 de outubro de 2023 para apresentar o planejamento da revisão e também começar a receber as contribuições da comunidade para preparar o futuro da cidade nos próximos anos.
![]() |
A FUNDAÇÃO GORCEIX e o GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIOAMBIENTAIS (GEPSA) apresentam o resultado das análises de recursos à 2ª etapa e homologam o resultado final do processo seletivo, conforme previsto no Edital 001/2023, que disciplina o processo seletivo simplificado para atendimento à execução do projeto “Plano de Trabalho: Diagnóstico Social e Econômico e Execução do Plano de Reparação Integral de Danos para o Distrito de Antônio Pereira – Ouro Preto (MG).
Para mais informações consulte a Divulgação dos resultados das análises dos recursos à 2ª Etapa e divulgação do resultado final, clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado preliminar da 2ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte a Publicação da Lista Final de Pessoas classificadas para 2ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte a Interposição de recursos face à não classificação na 1ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte a Divulgação do resultado preliminar da 1ª Etapa, clicando aqui
Para mais informações consulte o Resultado do sorteio da distribuição das vagas destinadas à Política de Ações Afirmativas, clicando aqui
Para mais informações consulte o Termo de Retificação e Aditamento, clicando aqui
Para mais informações consulte os resultados das análises de recursos, clicando aqui
Para mais informações consulte a lista unificada de pessoas inscritas, clicando aqui
Para mais informações consulte o Edital, clicando aqui
Setembro Amarelo, mês de atenção à prevenção ao suicídio.
A Fundação Gorceix, o Corpo de Bombeiros, a UFOP e a Prefeitura de Ouro Preto promoveram o segundo Curso de Extensão de Abordagens do Suicídio.
O curso levou aos participantes conhecimentos sobre comunicação na prevenção e técnicas de abordagem e promoveu uma passeata referente ao tema e à reflexão das placas de prevenção na Volta do Vento, que possui um triste histórico de vidas perdidas.
O objetivo do curso é chamar a atenção de todos sobre a importância do cuidado, acolhimento e da necessidade de abordar o tema para gerar ações concretas visando a redução do número de suicídios na cidade.
![]() |
![]() |
No dia 11 de setembro, a Reitora da Faculdade Skema Business School, Campus Belo Horizonte, Geneviève Poulingue, esteve em Ouro Preto, em visita à Fundação Gorceix. A reitora e outros representantes da Faculdade Skema, que vieram conhecer a estrutura e as ações desenvolvidas pela Fundação,. foram recebidos pelos Presidente executivo Gorceix, Prof. Cristovam Paes de Oliveira e seu Superintendente, Prof. Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro.
A SKEMA (School of Knowledge Economy and Management), reconhecida mundialmente por suas pesquisas e seus programas de excelência, é uma escola global que prepara os talentos empresariais do século 21, tornando-os empreendedores responsáveis, multiculturais, com habilidades para gerenciar informações, dados e conhecimento. Ao todo são nove escolas, na China, África do Sul, Estados Unidos, França e no Brasil, instalada em Belo Horizonte.
![]() |
Foto: da esquerda para a direita: José Alberto Cocota Júnior – Diretor da Escola de Minas da UFOP, Patrícia Viana – Secretária executiva e jurídico da Faculdade Skema Business School, Campus Belo Horizonte, Geneviève Poulingue – Reitora da Faculdade Skema Business School, Campus Belo Horizonte, Prof. Cristovam Paes de Oliveira – Presidente executivo da Fundação Gorceix, Prof. Reinaldo Alves de Brito Pinheiro – Superintendente da Fundação Gorceix e Paulo Marcos de Barros Monteiro – professor do Departamento do Curso de Engenharia de Controle e Automação e Técnicas Fundamentais da EM/UFOP (DECAT-EM).
Atenção alunos da Escola de Minas/ UFOP: abertas inscrições para os cursos oferecidos pelo DETAP (Departamento de Treinamento Acadêmico e Profissional da FG)
A Fundação Gorceix, por meio do DETAP, promove cursos e treinamento de alunos da Escola de Minas/UFOP com prioridade para os carentes, visando complementar sua formação e inserção no mercado de trabalho..
Confira os cursos disponíveis:
Língua estrangeira: Inglês, Alemão, Espanhol e Francês
Informática: Arcgis; Autocad; Autodesk; Revit arqchitectura; Modelagem numérica de obras geotécnicas; Excel avançado; Power Bi; MS Project;
Marketing pessoal
Empreendedorismo
Inscrições por meio do site: https://site.gorceix.org.br/sag
Informações pelo 3559.7483 / 3559.7484 / 3551.3882
Rua Conde de Bobadela, 148 -Centro Ouro Preto
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O processo de Revisão do Plano Diretor de Ouro Preto entrou em nova fase, após a finalização das Oficinas Participativas com as comunidades dos Distritos e da Sede do Município, onde os líderes comunitários e os moradores apresentaram as demandas locais.
Atualmente, estão sendo realizados os diagnósticos das reivindicações da população e reuniões entre a equipe técnica multidisciplinar e os secretários municipais. Os dois últimos encontros serão realizados nesta quarta-feira, dia 23, com os representantes das Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Segurança e Trânsito, na sede da Fundação Gorceix.
Sobre a reunião realizada, no dia 03 de agosto, com integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o secretário, Chiquinho Assis, ressaltou que “foi importante os técnicos da Secretaria participarem da discussão, apresentando seus questionamentos e também as nossas contribuições. Principalmente por estarmos realizando a revisão do Plano Municipal de Saneamento e a criação do Código Ambiental, inexistente no município.
O secretário da Saúde, Leandro Moreira, participou do encontro, realizado em 11 de agosto, junto com a subsecretária, Isabela e a equipe de gerentes. Segundo ele, foi importante mostrar para a equipe multidisciplinar da Fundação, um pouco do funcionamento da Secretária Municipal de Saúde, do Conselho de Saúde e do planejamento dos futuros investimentos na área.
Foto: Peterson Bruschi
Nessa quinta-feira (03/08) às 18h será realizada Oficina Participativa do Plano de Revisão do Plano Diretor (PDOP) para ouvir os moradores dos distritos de Glaura, no Salão Comunitário de Glaura, e Engenheiro Corrêa, na Escola Municipal José Estevam Braga.
No sábado (05/08), às 9h, será a vez de conhecer as demandas da comunidade em Amarantina, na Escola Estadual Professora Maria do Carmo Almeida, aberta a moradores do distrito, dos Coelhos, do Riacho e do Maracujá.
Também no sábado, dia 05 de agosto, será realizada a última Oficina Participativa na sede do Município, para os moradores da Serra do Itacolomy, na Escola Municipal Simão Lacerda. O encontro é aberto às comunidades dos bairros Caminho da Fábrica, Nossa Senhora do Carmo-Pocinho, Jardim Itacolomy, Novo Horizonte, Tavares, Maria Soares e Saramenha de Cima.
O que é a Oficina Participativa
É a hora e o espaço reservados para comunidade falar sobre seu bairro, distrito ou localidade, informar quais são os problemas, as demandas e as potencialidades do lugar, que serão incluídos no PDOP.
Esse é um trabalho da Prefeitura Municipal de Ouro Preto @prefeituradeouropreto e da Fundação Gorceix @fundacaogorceix
No último sábado, dia 29 de julho, nas localidades de Cachoeira do Campo e Bairro Bauxita foram realizadas as oficinas participativas de revisão do Plano Diretor de Ouro Preto com a fundamental participação dos moradores das regiões. Na região da Bauxita, o encontro abrangeu os bairros Morro do Cruzeiro, Lagoa, Vila Operária e Vila dos Engenheiros.
O Plano Diretor é um instrumento importante para o futuro do município de Ouro Preto. Nele são definidas as diretrizes políticas e normas para o uso e ocupação do solo e questões essenciais como a preservação do Patrimônio Cultural e Ambiental, a infraestrutura urbana, transporte e habitação. Daí ser fundamental que a população se mobiliza e esteja presente nas Oficinas Participativas, opinando sobre suas demandas e necessidades, para que estas sejam contempladas. Só quem vive o dia a dia das localidades conhece bem o que é preciso mudar ou acrescentar para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Rosane (foto 1) moradora da Vila do Cruzeiro, Cachoeira do Campo, comenta que, no encontro foram discutidas soluções para os problemas relacionados à saúde, educação, infraestrutura e especialmente a travessia da BR que corta o local, onde muitas vidas foram ceifadas devido ao grande trânsito de carretas e automóveis.
![]() |
![]() |
Ricardo (foto 2), morador do Alto Beleza-Cachoeira do Campo, também ressaltou a importância da participação dos moradores nas Oficinas e convidou os jovens para que estejam presentes para discutir especialmente a educação, o esporte e a moradia.
O vereador Vantuir compareceu à oficina do distrito de Cachoeira do Campo, um dos lugares que mais representa a expansão urbana na cidade de Ouro Preto. Por isso, o parlamentar ressalta a importância de abordar temas relevantes, como a mobilidade urbana e o crescimento da área de ocupação. Além disso, destaca a necessidade de trabalhar várias demandas para melhorar a qualidade de vida da população local, enfatizando o valor da participação popular da comunidade.
Próximas Oficinas Participativas
Sede: Serra Itacolomy — 05/08/2023
Distritos
Laboratório de Ferrovias atende grandes e pequenas empresas
Em março de 2018, a Fundação Gorceix inaugurou em seu Campus Tecnológico (CT³) instaldo em Ouro Preto, o Laboratório de Ferrovias, que desde então ,com tecnologia moderna, tem solucionado problemas técnicos do dia a dia de empresas, seja de grande ou pequeno porte, que atuam na área ferroviária e também no setor rodoviário.
A montagem do laboratório, desenvolvida pelo engenheiro civil e ex-professor da UFOP, Gilberto Fernandes, foi feita com equipamentos sofisticados, que permitem a caracterização tecnológica em agregados para lastro ferroviário.
![]() |
![]() |
O Laboratório é formado pelo Aparelho Los Angeles (resistência a abrasão); Aparelho de Treton (resistência ao choque); Aparelho de Carga Pontual (resistência à compressão); prensa para medir resistência à compressão axial; 18 peneiras, aparelho para medir o índice de forma; aparelho macio friável; balanças para determinar massa específica, absorção e porosidade.
Para o prof. Cristovam Paes de Oliveira, presidente executivo da FG, o Laboratório de Ferrovias agrega às demais atividades desenvolvidas pela Gorceix na pesquisa e estudos de novas tecnologias para as empresas minero-metalúrgicas, independentemente de sua capacidade produtiva.
Segundo ele, “trata-se de um de um Laboratório, que, apesar de pequeno, conta com diversos equipamentos de última geração, que poucas instituições no Brasil possuem. O que nos torna capaz de atender as empresas do setor ferroviário, cuja tendência é crescer no país”.
A Revista Escola de Minas - REM, edição de julho a setembro de 2023, já está disponível para você.
![]() |
![]() |
As Oficinas Participativas para a Revisão do Plano Diretor de Ouro Preto (PDOP) continuam a mobilizar a população da cidade e dos distritos. São nesses encontros com a equipe multiciplinar responsável pela implantação do PDOP, que os moradores têm a chance de manifestar sua opinião e mostrar as demandas de cada local.
As próximas Oficinas Participativas serão com moradores do Bairro Bauxita e entorno, na sede, e do distrito de Cachoeira do Campo. No Bairro Bauxita e entorno (Morro do Cruzeiro, Lagoa, Vila Operária e Vila dos Engenheiros), a oficina acontecerá a partir das 09h do próximo sábado (29), na Escola Municipal Simão Lacerda, na Avenida Juscelino Kubitschek, s/nº. Em Cachoeira do Campo, a reunião também acontece a partir das 09h do sábado (29), no Salão Paroquial, localizado na Praça Felipe dos Santos, S/Nº – centro. (foto acima. Crédito Ane Souza)
A presença dos líderes comunitários e da população é fundamental para que o PDOP contemple todas as necessidades dessas regiões.
Cronograma das oficinas participativas em Ouro Preto
Sede
Distritos